A Universidade como espaço de diálogo com as diferenças e os diferentes: análise de uma experiência com alunos de Pedagogia
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v7i2.2640Abstract
Este texto analisa articulações entre universidade, enquanto instituição social promotora de aproximações entre as diferenças e os diferentes, e a formação de professores na perspectiva da inclusão. Investiga-se o lugar das disciplinas que tratam da inclusão no currículo de Pedagogia e como estas contribuem para um olhar menos preconceituoso especialmente em relação aos surdos e à surdez. Para isso, investigam-se, em uma perspectiva exploratória, as concepções de estudantes de Pedagogia da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense – UERJ. Elege-se como matriz teórica principal Gesser (2009), especificamente quanto aos mitos e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. Os dados, coletados a partir de formulário eletrônico, respondido por 107 sujeitos, foram distribuídos em 2 grupos: o dos que já cursaram Educação Especial e Inclusiva e Libras; e o dos que ainda não. As análises estão organizadas nas seguintes categorias: ideias sobre inclusão; ideias sobre o surdo e a surdez; e ideias sobre Libras. Os dados apontam diferenças entre os dois grupos. O primeiro aponta para uma visão sócio-antropológica, que reconhece o surdo como sujeito diferente. O segundo, para uma visão clínico-terapêutica da surdez, marcada principalmente pela ideia de deficiência e da Libras como mímica ou gestos. Neste sentido, a Universidade enquanto instituição social, mobilizadora e promotora da melhoria da condição humana, se constitui como uns lócus inclusivo que tem como eixo estruturador das suas práticas o respeito às diferenças e aos diferentes.
Palavras-chave: formação de professores; inclusão; diferenças; surdez; Libras.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.