A Universidade como espaço de diálogo com as diferenças e os diferentes: análise de uma experiência com alunos de Pedagogia

Autores/as

  • Hector Renan da Silveira Calixto Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Amélia Escotto do Amaral Ribeiro Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v7i2.2640

Resumen

Este texto analisa articulações entre universidade, enquanto instituição social promotora de aproximações entre as diferenças e os diferentes, e a formação de professores na perspectiva da inclusão. Investiga-se o lugar das disciplinas que tratam da inclusão no currículo de Pedagogia e como estas contribuem para um olhar menos preconceituoso especialmente em relação aos surdos e à surdez. Para isso, investigam-se, em uma perspectiva exploratória, as concepções de estudantes de Pedagogia da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense – UERJ. Elege-se como matriz teórica principal Gesser (2009), especificamente quanto aos mitos e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. Os dados, coletados a partir de formulário eletrônico, respondido por 107 sujeitos, foram distribuídos em 2 grupos: o dos que já cursaram Educação Especial e Inclusiva e Libras; e o dos que ainda não. As análises estão organizadas nas seguintes categorias: ideias sobre inclusão; ideias sobre o surdo e a surdez; e ideias sobre Libras. Os dados apontam diferenças entre os dois grupos. O primeiro aponta para uma visão sócio-antropológica, que reconhece o surdo como sujeito diferente. O segundo, para uma visão clínico-terapêutica da surdez, marcada principalmente pela ideia de deficiência e da Libras como mímica ou gestos. Neste sentido, a Universidade enquanto instituição social, mobilizadora e promotora da melhoria da condição humana, se constitui como uns lócus inclusivo que tem como eixo estruturador das suas práticas o respeito às diferenças e aos diferentes.

Palavras-chave: formação de professores; inclusão; diferenças; surdez; Libras.

 

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Hector Renan da Silveira Calixto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Professor de Libras

    Departamento de Formação de Professores

    Faculdade de Educação da Baixada Fluminense

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

  • Amélia Escotto do Amaral Ribeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Doutora em Educação

    Professora Associada

    Faculdade de Educação da Baixada Fluminense

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Publicado

2017-07-11

Número

Sección

Dossiê

Cómo citar

A Universidade como espaço de diálogo com as diferenças e os diferentes: análise de uma experiência com alunos de Pedagogia. (2017). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 7(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v7i2.2640