As relações entre cinema e educação especial em teses e dissertações: um estudo de revisão sistemática

Authors

  • Otávio Santos Costa Universidade Federal de São Carlos
  • Vanessa Regina de Oliveira MArtins Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v7i2.2713

Abstract

Elemento cultural escolar, o cinema através da produção e exibição de filmes, tem estreito relacionamento histórico com a educação escolar brasileira. Ao passar a ser ofertada na rede regular de ensino, a Educação Especial se apropria dos diversos elementos culturais da escola, entre eles o cinema. O presente artigo é oriundo de uma pesquisa que apresentou como objetivo investigar o que as pesquisas científicas no nível de mestrado e doutorado revelam sobre os usos do cinema nas diferentes áreas da Educação Especial, identificando, caracterizando e analisando teses e dissertações encontradas sobre o tema. Os resultados denotam escassez de trabalhos com tais características, mas também atestam a importância de estudos na área e suscitam a necessidade de pesquisas que ampliem o repertório de massa crítica sobre o tema, revelando potenciais encaminhamentos para o atendimento educacional de alunos público alvo da Educação Especial.

Palavras-chave: educação especial; cinema; levantamento bibliográfico.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Otávio Santos Costa, Universidade Federal de São Carlos
    Aluno do curso de doutorado do Programa de Pós Graduação em Educação Especial do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos.
  • Vanessa Regina de Oliveira MArtins, Universidade Federal de São Carlos
    Profa. Dra. do Programa de Pós Graduação em Educação Especial do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos.

Published

2017-07-11

Issue

Section

Dossiê

How to Cite

As relações entre cinema e educação especial em teses e dissertações: um estudo de revisão sistemática. (2017). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 7(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v7i2.2713

Most read articles by the same author(s)