As relações entre cinema e educação especial em teses e dissertações: um estudo de revisão sistemática

Autores/as

  • Otávio Santos Costa Universidade Federal de São Carlos
  • Vanessa Regina de Oliveira MArtins Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v7i2.2713

Resumen

Elemento cultural escolar, o cinema através da produção e exibição de filmes, tem estreito relacionamento histórico com a educação escolar brasileira. Ao passar a ser ofertada na rede regular de ensino, a Educação Especial se apropria dos diversos elementos culturais da escola, entre eles o cinema. O presente artigo é oriundo de uma pesquisa que apresentou como objetivo investigar o que as pesquisas científicas no nível de mestrado e doutorado revelam sobre os usos do cinema nas diferentes áreas da Educação Especial, identificando, caracterizando e analisando teses e dissertações encontradas sobre o tema. Os resultados denotam escassez de trabalhos com tais características, mas também atestam a importância de estudos na área e suscitam a necessidade de pesquisas que ampliem o repertório de massa crítica sobre o tema, revelando potenciais encaminhamentos para o atendimento educacional de alunos público alvo da Educação Especial.

Palavras-chave: educação especial; cinema; levantamento bibliográfico.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Otávio Santos Costa, Universidade Federal de São Carlos
    Aluno do curso de doutorado do Programa de Pós Graduação em Educação Especial do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos.
  • Vanessa Regina de Oliveira MArtins, Universidade Federal de São Carlos
    Profa. Dra. do Programa de Pós Graduação em Educação Especial do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos.

Publicado

2017-07-11

Número

Sección

Dossiê

Cómo citar

As relações entre cinema e educação especial em teses e dissertações: um estudo de revisão sistemática. (2017). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 7(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v7i2.2713

Artículos más leídos del mismo autor/a