PINTURA CONTEMPORÂNEA E EDUCAÇÃO:

PENSANDO UMA EXPERIÊNCIA ESTÉTICO-PEDAGÓGICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30681/recs.v13i1.11383

Palabras clave:

Ensino da Arte. Fenomenologia. Educação estética. Educação básica.

Resumen

O ensino da arte consiste em um processo formador que propicia a experiência estético-pedagógica essencial ao desenvolvimento da percepção sensível, reflexiva e recíproca do mundo e das coisas do mundo. O objetivo deste estudo é pensar sobre as implicações da pintura contemporânea no contexto escolar a partir da filosofia fenomenológica de Merleau-Ponty. Assim, realizou-se um estudo valendo-se como pressuposto teórico o pensamento fenomenológico de Merleau-Ponty acerca da arte, da pintura e da percepção, bem como de alguns estudiosos da estética e educação e estética, mediado por imagens visuais (pinturas) produzidas por estudantes do ensino médio em um projeto desenvolvido em 2021, intitulado “Performances da Pintura Contemporânea”. Esse pensar mediado pela fenomenologia permite uma experiência formadora emancipatória voltada à produção de sentidos.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Maria Auxiliadora de Almeida Arruda, IFMT Campus Várzea Grande

    Doutora em Sociologia. Mestre em Ciências Ambientais. Graduada em Pedagogia.
    Professora efetiva no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso-IFMT - Campus Várzea Grande. Professora no Mestrado em Ensino IFMT/UNIC. Líder do Grupo de Pesquisa: Branquitude. Racismo. Desigualdades: interfaces com políticas públicas educacionais e as implicações no acesso à educação superior. Coordenadora do Projeto aprovado pela Capes Edital 37/2022 PDPG Alteridade na Pós-Graduação: Políticas de ação afirmativa na pós-graduação stricto sensu em Institutos Federais de Educação: a questão do acesso e permanência dos discentes.

  • Reinaldo Gomes de Arruda, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus São Vicente

    Graduado em Artes Plásticas pela Universidade de Cuiabá - UNIC - Cuiabá-MT. Mestre em Educação pela UFG. Professor efetivo da área de Artes do Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT - Campus São Vicente.                                

     

Referencias

ARANHA, C. S. G. Exercícios do olhar no MAC USP. Domínios da imagem, Londrina, v. II, n. 3, p. 45-54, nov. 2008.

BAUER, M.W. & GASKELL, G. (org.). Pesquisa Qualitativa com Texto, Imagem e Som – um manual prático. Tradução de Pedrinho Guareschi: Petrópolis: Vozes, 2002.

BUORO, A. B. O olhar em construção: uma experiência de ensino e aprendizagem da arte na escola. São Paulo: Cortez, 1996.

CARMO, P. S. Merleau-Ponty: uma introdução. São Paulo: EDUC, 2002.

CAUQUELIN, A. Arte contemporânea: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

DUFRENNE, M. Estética e filosofia. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 1998.

FURTADO, R. M. M. A experiência estética como experiência formadora. In: COÊLHO, Ildeu. M. (org.). Educação, cultura e formação: o olhar da filosofia. Goiânia: Ed. PUC Goiás, 2009, p. 139-162.

MATTHEWS, E. Compreender Merleau-Ponty. Tradução: Marcus Penchel. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

MERLEAU-PONTY, M. O olho e o espírito: seguido de A linguagem indireta e as vozes do silêncio e A dúvida de Cézanne. Tradução: Paulo Neves e Maria Ermantina Galvão Gomes Pereira. Prefácio de Cláudio Lefort. Posfácio de Alberto Tassinari. São Paulo: Cosac Naify, 2004.

______. Fenomenologia da percepção. Tradução de Carlos Alberto Ribeiro de Moura, 4. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.

PILLAR, A. D. A Educação no Olhar no Ensino da Arte. In: BARBOSA, A. M. (org.). Inquietações e mudanças no ensino da arte. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2008, p. 71-84.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 22. ed. São Paulo: Cortez/Autores associados, 2002.

Publicado

2023-10-28

Cómo citar

Arruda, M. A. de A., & Gomes de Arruda, R. (2023). PINTURA CONTEMPORÂNEA E EDUCAÇÃO: : PENSANDO UMA EXPERIÊNCIA ESTÉTICO-PEDAGÓGICA. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 13(1), 117-128. https://doi.org/10.30681/recs.v13i1.11383