PINTURA CONTEMPORÂNEA E EDUCAÇÃO:
PENSANDO UMA EXPERIÊNCIA ESTÉTICO-PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.30681/recs.v13i1.11383Palavras-chave:
Ensino da Arte. Fenomenologia. Educação estética. Educação básica.Resumo
O ensino da arte consiste em um processo formador que propicia a experiência estético-pedagógica essencial ao desenvolvimento da percepção sensível, reflexiva e recíproca do mundo e das coisas do mundo. O objetivo deste estudo é pensar sobre as implicações da pintura contemporânea no contexto escolar a partir da filosofia fenomenológica de Merleau-Ponty. Assim, realizou-se um estudo valendo-se como pressuposto teórico o pensamento fenomenológico de Merleau-Ponty acerca da arte, da pintura e da percepção, bem como de alguns estudiosos da estética e educação e estética, mediado por imagens visuais (pinturas) produzidas por estudantes do ensino médio em um projeto desenvolvido em 2021, intitulado “Performances da Pintura Contemporânea”. Esse pensar mediado pela fenomenologia permite uma experiência formadora emancipatória voltada à produção de sentidos.
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