A EXPULSÃO ESCONDIDA NA EVASÃO ESCOLAR:

GÊNERO, RAÇA E FRACASSO ESCOLAR

Autores/as

Palabras clave:

racismo, evasão escolar, judicialização, gênero, expulsão

Resumen

O trabalho problematiza a judicialização da vida escolar de alunos negros e alunas negras em escolas da rede estadual pública de uma região do sul do Paraná, que estavam em situação de evasão escolar no ano de 2018. Como métodos, analisa o Questionário Evasão Escolar, verificando os motivos da evasão, a raça, o gênero, o perfil socioeconômico e o desempenho escolar. Também analisa dados das matrículas e dos históricos escolares, verificando se há histórico de fracasso escolar. O trabalho concluiu que os marcadores sociais gênero e raça produzem o acúmulo de desvantagens que favorecem a evasão. Também aponta que existe diferença nos motivos mais frequentes, alegados por estes/as estudantes e seus familiares para a evasão: nas alunas, 41% está relacionado com o cuidado com a família. Nos alunos, 23% mencionou o desinteresse e 16% o trabalho. A análise do desempenho escolar mostra um histórico de reprovações e desistências anteriores, mais intenso em estudantes negros/as, explicitando que antes da evasão existia o fracasso escolar. Conclui que a evasão esconde um processo de expulsão, potencializado pelo racismo institucional, que retira desses/as estudantes o direito à Educação.

 

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Célia Ratusniak , Universidade Federal do Paraná

    Professora Ajunta do Departamento de Teorias e Fundamentos da Educação e do PPGE/UFPR, linha de pesquisa Diversidade, Diferença e Desigualdade Na Educação. Pesquisadora do Laboratório de Investigacao em Corpo, Gênero e Sexualidade na Educação (LABIN) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Relações Étnico-raciais (EreYá).

  • Carla Clauber da Silva , Secretaria Municipal de Educação de Joinville

    Doutora em Educação. Professora da rede municipal de Joinville. Pesquisadora no Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação - NUPAE/UNIVILLE, desde 2003.

Referencias

BECK, Ulrich. Sociedade de risco. São Paulo: Editora 34, 2011.

BECKER, Kalinca L.; KASSOUF, Ana L. Uma análise do efeito dos gastos públicos em educação sobre a criminalidade no Brasil. Economia e Sociedade[online]. vol.26(1), p.215-242, abr. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext& pid=S0104-06182017000100215&lng=pt&tlng=pt>. Acesso em: 28 mar. 2018. http://dx.doi.org/10.1590/1982-3533.2017v26n1art8

BIROLI, Flávia. Gênero e desigualdades: os limites da democracia no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2018.

BRASIL. Decreto-Lei n.o 2.848, de 7 de dezembro de 1940. Código penal..Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto- lei/del2848.htm>. Acesso em: 18 jun. 2017.

_____. Lei n.o 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: . Acesso em: 18 jun.2017.

_____. Lei 12796/2013, que altera a lei 9394/1996. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12796.htm>. Acesso em: 13 set. 2020.

BRITO, Rosemeire dos Santos. Masculinidades, raça e fracasso escolar: narrativas de jovens na educação de jovens e adultos em uma escola pública municipal de São Paulo. 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/ disponiveis/48/48134/tde-02092009-111837/pt-br.php>. Acesso em: 28 mi. 2019.

CARNEIRO, Aparecida Sueli. A construção do outro como não-ser como fundamento do ser. 2005. Tese (Doutorado em Educação) − Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005. Disponível em: . Acesso em: 09 nov. 2019.

CARVALHO, Marília. Quem é negro, quem é branco: desempenho escolar e classificação racial de alunos. Revista Brasileira Educação, Rio de Janeiro, n. 28, p. 77-95, Abr. 2005. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-24782005000100007&script=sci_abstract&tlng=PT>. Acessado em: 02 mai 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782005000100007

______. O fracasso escolar de meninos e meninas: articulações entre gênero e cor/raça. Caderno Pagu. Campinas, n. 22,p. 247-290, Jun. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332004000100010&lng= pt&tlng=pt> Acesso em: 04 jun. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S0104- 83332004000100010.

CARVALHO, Marina Vieira de. Vadiagem e criminalização: a formação da marginalidade social do Rio de Janeiro de 1888 a 1902. Usos do Passado - XII Encontro Regional de História ANPUH. RJ, 2006. Disponível em: http://www.snh2011.anpuh.org/resources/rj/Anais/2006/conferencias/Marina%20Vi eira%20de%20Carvalho.pdf. Acesso em: 24 jun. 2019.

CERQUEIRA, Daniel. Trajetórias Individuais, Criminalidade e o Papel da Educação. Boletim de Análise Político-Institucional. n. 9, jan./jun. 2016. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/atlasviolencia/artigo/9/ trajetorias-individuais-criminalidade-e-o-papel-da-educacao>. Acesso em: 04 jun. 2018.

CRENSHAW, Kimberlé. Documento para o encontro de especialistas em aspectos da discriminação racial relativos ao gênero. Estudos Feministas, 10 (1): 171-188. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ref/v10n1/11636.pdf>. Acesso em 08 nov. 2019.

CRUZ, Mariléia dos Santos. Uma abordagem sobre a história da educação dos negros. In: ROMÃO, Jeruse (Org.). História da Educação do Negro e outras histórias. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Brasilia, 2005. E-book. Disponível em: <http://etnicoracial.mec.gov.br/images/pdf/ publicacoes/historia_educacao_negro.pdf>. Acesso em: 25 jul. 2018.

FIGUEIREDO, Ângela. GROSFOGUEL. Ramon. Racismo à brasileira ou racismo sem racistas: colonialidade do poder e a negação do racismo no espaço universitário. Rev. Soc. e Cult., Goiânia, v. 12, n. 2, p. 223-234, jul./dez. 2009. Disponível em: http://www.redeacaoafirmativa.ceao.ufba.br/uploads/ ufg_artigo_2009_AFigueiredo_RGrosfoguel.pdf. Acesso em: 11 out. 2019.

IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD. 2015. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/9127-pesquisa-nacional-por-amostra-de-domicilios.html?=&t=downloads>. Acesso em: 23 mai. 2019.

INEP. Sinopses Estatísticas da Educação Básica. 2018. Disponível em: <http://inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica>. Acesso em: 22 jun. 2019.

MARAFON, Geovana. A maquinaria judicializante e o governo de infâncias desiguais. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 19, (n. 3), 2014, 515-526. Recuperado de: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-

PARANÁ. Programa Fica Comigo Enfrentamento à Evasão Escolar. Secretaria da Educação. 2009. Disponível em: <http://www.gestao escolar. diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/fica.pdf> . Acesso em: 25 jul. 2017.

REZENDE, Andreia Botelho; CARVALHO, Marília Pinto de. Formas de ser menino negro: articulações entre gênero, raça e educação escolar. In: CARVALHO, Marília Pinto de. Diferenças e Desigualdades na Escola. Campinas/SP: Papirus, 2012.

RATUSNIAK, Célia. Processos por abandono intelectual e os efeitos da judicialização da evasão escolar: gênero, raça, classe social e as biopolíticas que produzem o fracasso escolar e as expulsões compulsórias. (Tese de Doutorado). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2019. Disponível em:https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/64371 . Acesso em: 11 out. 2020.

ROSEMBERG, Fúlvia. Desigualdades de raça e gênero no sistema educacional. Seminário Internacional “Ações afirmativas nas políticas educacionais brasileiras: o contexto pós-Durban”. Brasília, 20 a 22 setembro 2005. Disponível em: <http://www.diversidadeducainfantil.org.br/PDF/DESIGUALDADES%20DE%20RAÇA%20E%20GÊNERO%20NO%20SISTEMA%20EDUCACIONAL%20BRASILEIRO%20-%20Fúlvia%20Rosemberg.pdf>. Acesso em: 06 mai 2019.

ROSEMBERG, Fúlvia e PINTO, Regina P. Criança pequena e raça na PNAD 87. Textos FCC, no 13, 1997. Disponível em: . Acesso em: 08 mai. 2019.

SARAIVA, Adriana. Das jovens fora da escola, 26% alegam cuidar da casa, de crianças ou idosos. Agência IBGE de notícias. 2017 atualizado em 2018. Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/ agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/18993-das-jovens- fora-da-escola-26-alegam-cuidar-da-casa-de-criancas-ou-idosos>. Acesso em: 07 jul. 2019.

VEIGA, Cynthia Greive. Escola pública para os negros e os pobres no Brasil: uma invenção imperial. Revista Brasileira de Educação. v.13 n. 39 set./dez. 2008, p.?. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php? script=sci_arttext&pid=S1413-24782008000300007&lng=pt&tlng=pt>. Acesso em: 13 ago. 2018. http://dx.doi.org/10.1590/S1413- 24782008000300007

Publicado

2022-08-08

Cómo citar

A EXPULSÃO ESCONDIDA NA EVASÃO ESCOLAR:: GÊNERO, RAÇA E FRACASSO ESCOLAR. (2022). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 12(1). https://periodicos.unemat.br/index.php/recs/article/view/6454

Artículos similares

1-10 de 148

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.