Avaliação da Educação Superior no Brasil e no México: ENADE, CPC, CENEVAL e CIEES
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v6i1.1963Resumen
Este artigo apresenta o recorte de uma pesquisa mais ampla realizada para uma tese de Doutorado defendida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Nesta tese apresentou-se como problema central de pesquisa verificar se e como os processos de Avaliação da Educação Superior têm subsidiado políticas para a Educação Superior no Brasil e no México de 2004 a 2010, em relação aos cursos de graduação presenciais. Os resultados da pesquisa apontaram que o processo de institucionalização da Avaliação da Educação Superior está inserido no contexto histórico da reestruturação do capitalismo e das reformas educacionais contemporâneas. No Brasil, a Avaliação da Educação Superior de cunho obrigatório no Sistema Federal de Ensino e os processos de Avaliação, Regulação e Supervisão são complementares e interdependentes Já, no México, a adesão não é obrigatória e é assumida por diferentes organismos governamentais e não governamentais. No caso do México, o recorte foi feito em direção ao Centro Nacional de Evaluación para la Educación Superior, A. C..” (CENEVAL) e aos “ Comités Interinstitucionales para a Evaluación de la Educación Superior” (CIEES) e, no Brasil, para o Exame Nacional de desempenho de Estudantes (ENADE) e o Conceito Preliminar de Curso (CPC). A pesquisa confirmou a hipótese de que a Avaliação traduz uma relação de Hegemonia onde estão presentes a direção e a dominação. Os dados apresentados são resultados de uma pesquisa qualitativa que utilizou como técnicas a análise de documentos e de entrevistas individuais semiestruturadas.
Palavras-chave: Avaliação; Educação Superior; Hegemonia; Brasil; México.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.