Música, computador e educação: desenvolvimento e aplicação de um software gerador de imagens para improvisação musical não idiomática
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v7i2.2577Resumen
O presente artigo apresenta os resultados da criação de um software gerador de imagens voltado para o processo de aprendizado relacionado à improvisação musical não idiomática. O objetivo da pesquisa foi desenvolver tal software como uma ferramenta que pudesse estimular um campo de interação musical a partir da geração de um campo visual. Neste sentido, o trabalho se propôs a realizar uma reflexão sobre a exploração das potencialidades da computação no campo artístico e educacional, tendo como foco questões relacionadas aos processos sinestésicos que integram a percepção sonora e visual.
Palavras-chave: tecnologia digital; arte; educação; improvisação musical livre.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.