Diretrizes curriculares para a formação de professores: Avanços e perspectivas para as licenciaturas
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v8i2.3232Resumen
Este trabalho apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de cunho qualitativo que discute os desafios e asdisputas implicados no processo de implementação da Resolução CNE/CP n. 2/2015 que define as Diretrizes
Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação
pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. A partir da aprovação
das novas diretrizes as universidades brasileiras terão até junho de 2018 para reorganizarem os currículos das
licenciaturas e construírem uma proposta institucional para a formação docente. Neste texto, apresentam-se
algumas das modificações presentes entre as diretrizes de 2002 e de 2015, buscando evidenciar as mudanças e
apontar aspectos em que o novo ordenamento legal avança para potencializar o currículo das licenciaturas. E
problematiza, ao longo do texto, aspectos presentes no parecer e na resolução das atuais diretrizes como as práticas
pedagógicas e a identidade das licenciaturas nas universidades. Por fim, destaca-se que as atuais diretrizes
evidenciam no documento um ganho para a formação de professores com o aumento da carga horária pedagógica,
a proposta de um Projeto Institucional, a inclusão da gestão educacional e a definição da prática pedagógica.
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