Rompendo as cercas da ignorância: A pedagogia do Movimento Sem Terra como uma educação para a transformação social
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v8i2.3236Resumen
O presente trabalho tem por finalidade evidenciar a característica revolucionária e emancipatória da pedagogia doMovimento Sem-Terra (MST), o qual, alicerçado na educação, visa a transformação social e humana. A
metodologia utilizada para a construção deste estudo é do tipo bibliográfica, embasada em livros e artigos
científicos relacionados a temática e sustentada nos principais estudiosos da área de Educação do campo e da
pedagogia do Movimento Sem Terra. O artigo encontra-se ordenado em três partes: a primeira descreve o processo
metodológico, demostrando o caminho percorrido para a elaboração do artigo. Na sequência será abordada a
concepção de Educação no e do Campo o seu surgimento como um modelo de educação materializado pelos
movimentos sociais rurais e na última parte discorre-se sobre a pedagogia do Movimento Sem Terra como uma
educação voltada para a formação de seres humanos, capazes de romper com o ideal do capital e contribuir para a
realização de um projeto de sociedade que seja mais justa, igualitária e democrática.
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