Rompendo as cercas da ignorância: A pedagogia do Movimento Sem Terra como uma educação para a transformação social

Autores/as

  • Jessica Pereira Casali
  • Josiana Peres Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v8i2.3236

Resumen

O presente trabalho tem por finalidade evidenciar a característica revolucionária e emancipatória da pedagogia do
Movimento Sem-Terra (MST), o qual, alicerçado na educação, visa a transformação social e humana. A
metodologia utilizada para a construção deste estudo é do tipo bibliográfica, embasada em livros e artigos
científicos relacionados a temática e sustentada nos principais estudiosos da área de Educação do campo e da
pedagogia do Movimento Sem Terra. O artigo encontra-se ordenado em três partes: a primeira descreve o processo
metodológico, demostrando o caminho percorrido para a elaboração do artigo. Na sequência será abordada a
concepção de Educação no e do Campo o seu surgimento como um modelo de educação materializado pelos
movimentos sociais rurais e na última parte discorre-se sobre a pedagogia do Movimento Sem Terra como uma
educação voltada para a formação de seres humanos, capazes de romper com o ideal do capital e contribuir para a
realização de um projeto de sociedade que seja mais justa, igualitária e democrática.

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Biografía del autor/a

  • Jessica Pereira Casali

    Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
    Campus do Pantanal. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação
    (GEPDGE). Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Pampa – Campus São Borja/RS. Integrante
    do Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação (GEPDGE).

  • Josiana Peres Gonçalves
    Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora
    Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus
    do Pantanal (CPAN/UFMS) e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade
    de Educação (FAED/UFMS). Líder do GEPDGE.

Publicado

2018-07-07

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Rompendo as cercas da ignorância: A pedagogia do Movimento Sem Terra como uma educação para a transformação social. (2018). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 8(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v8i2.3236