OS PROJETOS DE TRABALHO COMO FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Autores/as

  • Cintia Chung Marques Corrêa UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS
  • Natany Bersan UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3955

Resumen

Neste artigo propomos a discussão acerca dos projetos de trabalho como formação continuada para professores. Hernandez (1998) afirma que os projetos de trabalho se mostram como uma concepção da educação e da Escola que leva em consideração o professor como problematizador do processo ensino-aprendizagem, processo em que ele também aprende. Nesse sentido, o objetivo principal desse artigo é compreender como os professores podem se apropriar da prática por meio dos projetos de trabalho como formação continuada. Visando desenvolver esse artigo, dialogamos com os autores como Dewey (1937; 1967), Hernández (1998), Imbernón (2010; 2011) e Tardif (2005). Partimos do pressuposto que essa prática é capaz de colocar esses professores em um movimento de formação continuada, uma vez que ela se realiza mediante conteúdos e objetivos não previamente determinados, mas, sim, abertos ao desconhecido, conteúdos interdisciplinares e novos a cada projeto proposto pelos alunos. Como a formação inicial de professores não é suficiente para suprir as necessidades da prática em sala de aula, consideramos relevante discutir uma possibilidade de formação continuada para professores, especialmente quando a perspectiva apontada dá visibilidade à articulação trabalho e formação, colocando o trabalho como formativo. De modo geral, o desenvolvimento desse estudo nos permitiu concluir que a concepção dos projetos de trabalho dá a oportunidade aos professores de aprenderem ao mediar, contribuindo para a formação profissional deles.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Cintia Chung Marques Corrêa, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS
    Possui Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis, Pós-Graduação em Psicopedagogia (UFF), Supervisão e Orientação Escolar (UCP), Administração Escolar (UCAM), Tecnologia Educacional (Plínio Leite) e Graduação em Pedagogia (UCP). Integrante do corpo docente do PPGE da Universidade Católica de Petrópolis. Coordenadora do curso de Pedagogia da Universidade Católica de Petrópolis. Atuou como professora do curso de Pedagogia da Universidade Estácio de Sá. Participou do Projeto Produtividade Docente, tendo pesquisa premiada no ano de 2014. Atuou nas funções de gestão e orientação escolar na Educação Básica e no Departamento de Educação da Secretaria de Educação de Petrópolis. Desenvolve pesquisa na área da formação de professores e do currículo por meio do GEPCEP - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Currículo nas Escolas Públicas. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, trabalho e formação docente, currículo e formação docente.
    What do you want to do ?New mailCopyWhat do you want to do ?New mailCopy
  • Natany Bersan, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS
    Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis

Publicado

2020-10-28

Cómo citar

OS PROJETOS DE TRABALHO COMO FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. (2020). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 10(3). https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3955