OS PROJETOS DE TRABALHO COMO FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3955Resumo
Neste artigo propomos a discussão acerca dos projetos de trabalho como formação continuada para professores. Hernandez (1998) afirma que os projetos de trabalho se mostram como uma concepção da educação e da Escola que leva em consideração o professor como problematizador do processo ensino-aprendizagem, processo em que ele também aprende. Nesse sentido, o objetivo principal desse artigo é compreender como os professores podem se apropriar da prática por meio dos projetos de trabalho como formação continuada. Visando desenvolver esse artigo, dialogamos com os autores como Dewey (1937; 1967), Hernández (1998), Imbernón (2010; 2011) e Tardif (2005). Partimos do pressuposto que essa prática é capaz de colocar esses professores em um movimento de formação continuada, uma vez que ela se realiza mediante conteúdos e objetivos não previamente determinados, mas, sim, abertos ao desconhecido, conteúdos interdisciplinares e novos a cada projeto proposto pelos alunos. Como a formação inicial de professores não é suficiente para suprir as necessidades da prática em sala de aula, consideramos relevante discutir uma possibilidade de formação continuada para professores, especialmente quando a perspectiva apontada dá visibilidade à articulação trabalho e formação, colocando o trabalho como formativo. De modo geral, o desenvolvimento desse estudo nos permitiu concluir que a concepção dos projetos de trabalho dá a oportunidade aos professores de aprenderem ao mediar, contribuindo para a formação profissional deles.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.