USO DE RECURSOS DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR EM MATO GROSSO
Palabras clave:
Formação Docente, Recursos de Tecnologias Digitais, SoftwaresResumen
Este artigo originou-se de uma pesquisa de intitulada “Inserção curricular de recursos de tecnologias digitais na formação de professores de Matemática nas universidades públicas de Mato Grosso” cujo objetivo foi analisar os currículos dos cursos de Licenciatura em Matemática das três instituições públicas de ensino superior (UFMT, UNEMAT e IFMT), situadas no Estado de Mato Grosso, identificando no currículo a inserção do uso de recursos de tecnologias digitais na formação dos licenciandos em Matemática e as percepções dos professores formadores. Trata-se de uma pesquisa documental (análise de documentos oficiais curriculares) e de campo com entrevista semiestruturada aplicada em uma amostra de 10 professores que lecionam as disciplinas relacionadas ao uso de Recursos de Tecnologia Digital (RTD) nas licenciaturas em Matemática nas instituições pesquisadas. Os dados coletados na entrevista semiestruturada foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo (cujas categorias foram construídas ao longo da análise de dados), especificamente, para este artigo discutimos a categoria uso de recursos de tecnologias digitais. Os resultados apontam que, nas percepções dos professores formadores pesquisados, o uso de RTD contribui positivamente de diversas formas, tanto para “assimilação dos conteúdos” quanto para preparar os licenciandos no uso de softwares nas escolas de Educação Básica, mas, ainda assim, são necessários alguns estudos para verificar a eficácia dessa inserção nas práticas dos futuros professores.
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