A EXPULSÃO ESCONDIDA NA EVASÃO ESCOLAR:

GÊNERO, RAÇA E FRACASSO ESCOLAR

Autores

Palavras-chave:

racismo, evasão escolar, judicialização, gênero, expulsão

Resumo

O trabalho problematiza a judicialização da vida escolar de alunos negros e alunas negras em escolas da rede estadual pública de uma região do sul do Paraná, que estavam em situação de evasão escolar no ano de 2018. Como métodos, analisa o Questionário Evasão Escolar, verificando os motivos da evasão, a raça, o gênero, o perfil socioeconômico e o desempenho escolar. Também analisa dados das matrículas e dos históricos escolares, verificando se há histórico de fracasso escolar. O trabalho concluiu que os marcadores sociais gênero e raça produzem o acúmulo de desvantagens que favorecem a evasão. Também aponta que existe diferença nos motivos mais frequentes, alegados por estes/as estudantes e seus familiares para a evasão: nas alunas, 41% está relacionado com o cuidado com a família. Nos alunos, 23% mencionou o desinteresse e 16% o trabalho. A análise do desempenho escolar mostra um histórico de reprovações e desistências anteriores, mais intenso em estudantes negros/as, explicitando que antes da evasão existia o fracasso escolar. Conclui que a evasão esconde um processo de expulsão, potencializado pelo racismo institucional, que retira desses/as estudantes o direito à Educação.

 

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Biografia do Autor

Célia Ratusniak , Universidade Federal do Paraná

Professora Ajunta do Departamento de Teorias e Fundamentos da Educação e do PPGE/UFPR, linha de pesquisa Diversidade, Diferença e Desigualdade Na Educação. Pesquisadora do Laboratório de Investigacao em Corpo, Gênero e Sexualidade na Educação (LABIN) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Relações Étnico-raciais (EreYá).

Carla Clauber da Silva , Secretaria Municipal de Educação de Joinville

Doutora em Educação. Professora da rede municipal de Joinville. Pesquisadora no Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação - NUPAE/UNIVILLE, desde 2003.

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Publicado

08/08/2022

Como Citar

Ratusniak , C., & da Silva , C. C. (2022). A EXPULSÃO ESCONDIDA NA EVASÃO ESCOLAR:: GÊNERO, RAÇA E FRACASSO ESCOLAR. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 12(1). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/recs/article/view/6454