USO DE RECURSOS DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR EM MATO GROSSO

Autores

Palavras-chave:

Formação Docente, Recursos de Tecnologias Digitais, Softwares

Resumo

Este artigo originou-se de uma pesquisa de intitulada “Inserção curricular de recursos de tecnologias digitais na formação de professores de Matemática nas universidades públicas de Mato Grosso” cujo objetivo foi analisar os currículos dos cursos de Licenciatura em Matemática das três instituições públicas de ensino superior (UFMT, UNEMAT e IFMT), situadas no Estado de Mato Grosso, identificando no currículo a inserção do uso de recursos de tecnologias digitais na formação dos licenciandos em Matemática e as percepções dos professores formadores. Trata-se de uma pesquisa documental (análise de documentos oficiais curriculares) e de campo com entrevista semiestruturada aplicada em uma amostra de 10 professores que lecionam as disciplinas relacionadas ao uso de Recursos de Tecnologia Digital (RTD) nas licenciaturas em Matemática nas instituições pesquisadas. Os dados coletados na entrevista semiestruturada foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo (cujas categorias foram construídas ao longo da análise de dados), especificamente, para este artigo discutimos a categoria uso de recursos de tecnologias digitais. Os resultados apontam que, nas percepções dos professores formadores pesquisados, o uso de RTD contribui positivamente de diversas formas, tanto para “assimilação dos conteúdos” quanto para preparar os licenciandos no  uso de softwares nas escolas de Educação Básica, mas, ainda assim, são necessários alguns estudos para verificar a eficácia dessa inserção nas práticas dos futuros professores.

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Biografia do Autor

Vandineia Anjos de Abreu , Universidade Federal de Mato Grosso

Graduação em Ciências de 1º Grau pela Universidade Federal de Mato Grosso (1989) e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Mato Grosso (1998). Aluna do Mestrado do Programa de Pós-graduação no Ensino de Ciências e Matemática da Unemat. Atua como técnica administrativa da Universidade Federal de Mato Grosso.

Kilwangy Kya Kapitango-a-Samba, Universidade do Estado de Mato Grosso

Pós-doutor em Educação, Doutor em Educação na área de Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade de São Paulo - USP. Mestre em História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (Bolsista CNPq). Mestre em Neuropsicopedagogia, pelo Instituto Superior de Psicología y Educación (ISPEDUC), Espanha. Especialista de Formação Profissional em Neuropsicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar, pela Faculdade Global (FG), Porto Alegre/Rio Grande do Sul. Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Universidade de Santo Amaro-UNISA, São Paulo. Graduado em Filosofia, com habilitação em História e Psicologia, pelo Centro Universitário Assunção (UNIFAI), São Paulo. Graduando em Biomedicina pela Universidade Estácio de Sá. Professor Adjunto de Metodologia Científica na Graduação (Matemática, Computação, Direito, Arquitetura e Urbanismo e Engenharias), de Tendências no Ensino de Ciências e Matemática e Ciência da Aprendizagem na Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) - Campus da Barra do Bugres, Mato Grosso, Brasil.

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Publicado

21/12/2022

Como Citar

de Abreu, V. A., & Kapitango-a-Samba, K. K. (2022). USO DE RECURSOS DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR EM MATO GROSSO. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 12(2). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/recs/article/view/8838