Gramsci educador de “relações hegemônicas”
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v1i1.173Resumo
O texto analisa de modo crítico as interpretações sobre a produção de Antonio Gramsci, defende a ideia de que as questões que o autor aborda sobre a educação não devem ocupar um lugar secundário, necessitando serem entendidas como parte da proposta política maior do teórico italiano onde a filosofia, a educação, a cultura, a vida pessoal e social, embora distintas, andam entrelaçadas inseparavelmente. Este texto, de cunho teórico, traz conceitos há muito conhecidos de Gramsci, como o de hegemonia, mas abordados a partir de uma perspectiva que considera a educação parte fundamental do processo de constituição da sociedade de classes.
Palavras-chave: Antonio Gramsci; relações hegemônicas; educação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.