DIVERSIDADE BIOCULTURAL: PERSPECTIVAS DE PROFESSORES DE BIOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3949Resumo
A Biodiversidade é um dos temas centrais do Ensino de Biologia e, em razão disso, potencializa discussões e reflexões nas mais diversas áreas de conhecimento, tendo em vista às problemáticas vivenciadas na realidade atual. Dentre essas, está a quebra de paradigmas educacionais que estabelecem e reafirmam a homogeneização, o silenciamento cultural e a desvalorização dos saberes tradicionais locais se contrapondo aos saberes técnico científicos. Nesse cenário surge a perspectiva intercultural denominada de Diversidade Biocultural que prima pelo ensino acerca da Biodiversidade levando em consideração não somente aspectos biológicos, mas os atrelando às diversidades de linguagens, culturas e composições históricas e econômicas que estão presentes no processo de ensino-aprendizagem. Diante disso, este trabalho tem por objetivo geral investigar as perspectivas de professores de Biologia sobre Biodiversidade a partir da diversidade Biocultural. Utilizou-se da abordagem qualitativa constituída a partir da análise de entrevistas semiestruturadas realizadas com três professore(a)s de Biologia. O referencial de análise consistiu em categorias relacionadas a Diversidade Biocultural baseadas no estudo Biocultural Diversity Education Initiative da Organização Internacional Terralingua (2014). A partir das análises, foi identificado que o olhar do(a)s professore(a)s está mais vinculado a uma conceituação técnico científica da Biodiversidade, mas apontam também que existe aproximação com as perspectivas da Diversidade Biocultural, bem como o reconhecimento e valorização da abordagem de ensino a partir da realidade do(a)s estudantes e do seu contexto local.Downloads
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