DIVERSIDADE BIOCULTURAL: PERSPECTIVAS DE PROFESSORES DE BIOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3949Abstract
A Biodiversidade é um dos temas centrais do Ensino de Biologia e, em razão disso, potencializa discussões e reflexões nas mais diversas áreas de conhecimento, tendo em vista às problemáticas vivenciadas na realidade atual. Dentre essas, está a quebra de paradigmas educacionais que estabelecem e reafirmam a homogeneização, o silenciamento cultural e a desvalorização dos saberes tradicionais locais se contrapondo aos saberes técnico científicos. Nesse cenário surge a perspectiva intercultural denominada de Diversidade Biocultural que prima pelo ensino acerca da Biodiversidade levando em consideração não somente aspectos biológicos, mas os atrelando às diversidades de linguagens, culturas e composições históricas e econômicas que estão presentes no processo de ensino-aprendizagem. Diante disso, este trabalho tem por objetivo geral investigar as perspectivas de professores de Biologia sobre Biodiversidade a partir da diversidade Biocultural. Utilizou-se da abordagem qualitativa constituída a partir da análise de entrevistas semiestruturadas realizadas com três professore(a)s de Biologia. O referencial de análise consistiu em categorias relacionadas a Diversidade Biocultural baseadas no estudo Biocultural Diversity Education Initiative da Organização Internacional Terralingua (2014). A partir das análises, foi identificado que o olhar do(a)s professore(a)s está mais vinculado a uma conceituação técnico científica da Biodiversidade, mas apontam também que existe aproximação com as perspectivas da Diversidade Biocultural, bem como o reconhecimento e valorização da abordagem de ensino a partir da realidade do(a)s estudantes e do seu contexto local.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.