DIVERSIDADE BIOCULTURAL: PERSPECTIVAS DE PROFESSORES DE BIOLOGIA

Autores/as

  • Thaliana Cruz Dantas Universidade Federal do Maranhão
  • Mariana Guelero do Valle Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3949

Resumen

A Biodiversidade é um dos temas centrais do Ensino de Biologia e, em razão disso, potencializa discussões e reflexões nas mais diversas áreas de conhecimento, tendo em vista às problemáticas vivenciadas na realidade atual. Dentre essas, está a quebra de paradigmas educacionais que estabelecem e reafirmam a homogeneização, o silenciamento cultural e a desvalorização dos saberes tradicionais locais se contrapondo aos saberes técnico científicos. Nesse cenário surge a perspectiva intercultural denominada de Diversidade Biocultural que prima pelo ensino acerca da Biodiversidade levando em consideração não somente aspectos biológicos, mas os atrelando às diversidades de linguagens, culturas e composições históricas e econômicas que estão presentes no processo de ensino-aprendizagem. Diante disso, este trabalho tem por objetivo geral investigar as perspectivas de professores de Biologia sobre Biodiversidade a partir da diversidade Biocultural. Utilizou-se da abordagem qualitativa constituída a partir da análise de entrevistas semiestruturadas realizadas com três professore(a)s de Biologia. O referencial de análise consistiu em categorias relacionadas a Diversidade Biocultural baseadas no estudo Biocultural Diversity Education Initiative da Organização Internacional Terralingua (2014). A partir das análises, foi identificado que o olhar do(a)s professore(a)s está mais vinculado a uma conceituação técnico científica da Biodiversidade, mas apontam também que existe aproximação com as perspectivas da Diversidade Biocultural, bem como o reconhecimento e valorização da abordagem de ensino a partir da realidade do(a)s estudantes e do seu contexto local.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Thaliana Cruz Dantas, Universidade Federal do Maranhão
    Graduada em Licenciatura em Biologia pelo Instituto Federal do Maranhão e Mestranda em Gestão de Ensino da Educação Básica pela Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência como cientista iniciante da Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - MA (FAPEMA). Atua com ênfase nas áreas de Ensino de Ciências e Biologia. Membra do GPECBio/UFMA - Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia.
  • Mariana Guelero do Valle, Universidade Federal do Maranhão
    Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP (FE/USP). Professora do Departamento de Biologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Atua também como professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPECEM/UFMA) e no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB/UFMA).

Publicado

2020-10-28

Cómo citar

DIVERSIDADE BIOCULTURAL: PERSPECTIVAS DE PROFESSORES DE BIOLOGIA. (2020). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 10(3). https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3949