O SEMINÁRIO DAS LICENCIATURAS DO CURSO CIÊNCIAS BIOLÓGICAS-UFU: REVELANDO PROCESSOS NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v9i2.10682

Palavras-chave:

Prática como Componente Curricular, Formação Inicial de Professores, Saberes Docentes, Curricularização da Prática

Resumo

O presente relato tem como objetivo descrever as experiências vivenciadas por alunos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Uberlândia, campus Umuarama (Uberlândia-MG), ao participarem de um seminário institucional no período letivo de 2020/2, trazendo a este reflexões a partir de disciplinas cursadas previamente e a ele relacionadas, voltadas à curricularização da prática. As atividades realizadas no contexto do seminário possibilitaram a valorização dos componentes curriculares práticos como espaços de formação da identidade docente, capazes de possibilitar aos futuros professores a construção de saberes-fazeres, além de abrirem espaços de diálogos sobre formação e construção da identidade docente. O evento fomentou também a reflexão sobre a escola e os espaços não escolares, problematizou contextos com o objetivo de realização da leitura crítica das realidades em que esses estudantes estiveram imersos, possibilitou a criação, a formação e o compartilhamento de saberes e afetos. Por outro lado, revelou a necessidade de envolvimento das comunidades escolares como protagonistas na realização do evento, bem como de docentes de componentes curriculares específicos do Curso de Ciências Biológicas, além do intercâmbio entre as produções de diferentes licenciaturas da mesma universidade. O evento se constituiu, assim, num espaço-tempo amplo e potente de debates sobre a formação de professores e de luta pela valorização da educação. Portanto, este trabalho revela práticas e desafios na construção da identidade docente na formação inicial de professores.

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

O SEMINÁRIO DAS LICENCIATURAS DO CURSO CIÊNCIAS BIOLÓGICAS-UFU: REVELANDO PROCESSOS NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE . (2022). Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 9(2), 62-77. https://doi.org/10.30681/relva.v9i2.10682

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