O Remo Apiaká na Escola Leonardo Krixi Apiaká

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30681/rtakaa.v2i1.13223

Palabras clave:

Educação Cultural, Abordagem Decolonial, Conhecimento Intergeracional, Artefato Cultural, Engajamento Comunitário

Resumen

Este artigo apresenta uma atividade educacional culturalmente enriquecedora realizada com alunos da Escola Estadual Leonardo Crixi Apiaká, da Terra Indígena Apiaká Kayabi, no município de Juara-MT, destacando atuação de alunos do Ensino Médio que realizaram a prática tradicional de confecção de remos. A iniciativa proporcionou o diálogo entre o conhecimento cultural local e o currículo escolar, promovendo uma abordagem inclusiva e decolonial na rotina escolar. Ao envolver anciãos e líderes comunitários, a atividade proporcionou uma plataforma para a troca de conhecimentos intergeracionais e a preservação cultural. Os alunos não apenas aprenderam habilidades práticas de artesanato, como também adquiriram uma compreensão mais profunda de seu patrimônio cultural e da importância das práticas tradicionais.

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Biografía del autor/a

  • Edilson Crixi Morimã, Escola Estadual Indígena Leonardo Crixi Apiaká - Seduc/MT

    Mestrando pelo Programa em Educação Intercultural Indígena da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Professor da rede estadual de Mato Grosso (Seduc), Juara, Mato Grosso, Brasil. Aldeia Mayrob, Mato Grosso, Brasil.  ORCID: https://orcid.org/0009-0006-0377-4089 Lattes: http://lattes.cnpq.br/ 9722768364660169. E-mail: edilso.krixi@unemat.br.

  • Maria Helena Rodrigues Paes, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Intercultural Indígena da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Campus de Tangará da Serra, Mato Grosso, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1470-9366. E-mail: ninhapaes@unemat.br.

  • Neodir Paulo Travessini, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Intercultural Indígena da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) ORCID: https://orcid.org/0009-0099-7227-7205.

    Lattes: http://lattes.cnpq.br/5019828060804740. E-mail: neodir@unemat.br

  • Lisanil da Conceição Patrocínio Pereira, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Doutora em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora dos Programas de Pós-Graduação em Educação Intercultural Indígena e Geografia da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8733-8255.

    Lattes: http://lattes.cnpq.br/5019828060804740. E-mail: lisanilpatrocinio@gmail.com.

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Publicado

2024-12-18

Cómo citar

Morimã, E. C. ., Paes, M. H. R. ., Travessini, N. P., & Pereira, L. da C. P. . (2024). O Remo Apiaká na Escola Leonardo Krixi Apiaká. Revista Taka’a, 2(1), e2024007. https://doi.org/10.30681/rtakaa.v2i1.13223