“UM ELOGIO À POESIA” NO PROJETO PIPOESIA, DO CEPAE – UFG
DOI:
https://doi.org/10.30681/moinhos.v1i10.6026Palavras-chave:
Pipoesia, Poesia, Ensino, Manoel BandeiraResumo
A presente pesquisa pretende apresentar e analisar o trabalho do projeto intitulado Pipoesia, realizado no colégio CEPAE-UFG. Para tanto, a discussão em torno do projeto, neste trabalho, foi feita em três etapas, considerando, no primeiro ponto, a reflexão teórica e crítica sobre ensino de poesia e mediação de leitura em sala de aula; no segundo, sobre a história, metodologias e estratégias do projeto em específico; e por último, a apresentação de uma proposta de leitura, mediação e interpretação de poema em sala de aula de aula com o poema “Testamento”, de Manuel Bandeira, além da sugestão de uma produção textual a partir da leitura e reflexão sobre o poema supracitado. Nesse sentido, averiguou-se, dentro da análise das metodologias de mediação de leitura de poesia em sala de aula, aliada à estratégia do uso da pipa como instrumento lúdico e das atividades de extensão dentro do colégio, que o projeto é uma referência sobre o trabalho com poesia em sala de aula e apresenta uma tradição dentro da instituição, entre as suas atividades no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão, como uma ação que abrange positivamente a escola e a sociedade.
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