RELAÇÕES INTERARTES: POESIA E PINTURA EM MATO GROSSO

Authors

  • Adriana Lins Precioso Universidade do Estado de Mato Grosso
  • José da Silva Araújo Júnior Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT.

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v15i38.7737

Abstract

O presente artigo tem como escopo tratar de aspectos que auxiliem a aplicação da semiótica nas relações interartes. Dessa forma, realizar-se-á um estudo comparativo entre o poema Confissão do Latifúndio, do poeta Pedro Casaldáliga (2006) e a pintura da artista plástica Mari Bueno, denominada Esperança (2009). O exame dessas duas áreas de conhecimento será feita a luz da semiótica, amparadas pelas contribuições de Greimas (1917-1992), Pietroforte (2006) e Bosi (2000). Sendo assim, a confluência da obra literária numa pintura, desempenha papel transformador que pode convergir para um mesmo fim, humanizar e transformar o indivíduo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Adriana Lins Precioso, Universidade do Estado de Mato Grosso

Professora Doutora do Departamento de Letras da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, Campus de Sinop.

José da Silva Araújo Júnior, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT.

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Letras – PPGLetras, Linha: Estudos Literários, da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, Campus de Sinop.

Published

2022-02-24

How to Cite

Precioso, A. L., & Araújo Júnior, J. da S. (2022). RELAÇÕES INTERARTES: POESIA E PINTURA EM MATO GROSSO. Revista De Letras Norte@mentos, 15(38). https://doi.org/10.30681/rln.v15i38.7737

Most read articles by the same author(s)