Affirmative action policies for access to higher education: freirean reflections

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30681/21787476.2022.38.123137

Keywords:

Higher education, Affirmative action, Paulo Freire

Abstract

This paper aims to reflect on affirmative action policies for access to higher education based
on the theoretical assumptions of Paulo Freire. The essence of affirmative action policies is to combat all
forms of discrimination and to reduce social inequalities, which enabled the dialogue with the theoretical
assumptions of Paulo Freire. We believe that the theoretical guidelines advocated by Freire, based on political
and liberating consciousness is the driving force for the transformation of society with a view to overcoming
social inequalities. This article is characterized as a qualitative, bibliographical and exploratory study.

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Author Biographies

  • Monica Feitosa de Carvalho Pedrozo Gonçalves, Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade do Estado de Santa Catarina

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003), Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais pela Faculdade Dom Bosco (2005), é Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (2014) e aluna de Doutorado do Programa de Pós-Graduação Acadêmico em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina. É servidora técnico-administrativo em educação na Universidade Federal de Santa Catarina, ocupante do cargo de Pedagoga.

  • Karina Francine Marcelino, Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade do Estado de Santa Catarina

    Doutoranda em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina - Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (UDESC/ESAG). Mestra em Administração (2020) pela Universidade do Estado de Santa Catarina - Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (UDESC/ESAG). Pós-Graduada em Gestão de Pessoas (2018) pela Faculdade Municipal de Palhoça (FMP). Graduada em Administração Pública (2014) pela Universidade do Estado de Santa Catarina - Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (UDESC/ESAG). Servidora Estatutária na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora nas Faculdades SENAC e SENAI e em Cursos Preparatórios para Concurso Público. Áreas de interesse: gestão pública, gestão de pessoas, gestão universitária, relações étnico-raciais e ações afirmativas.

  • Carla Cristina Dutra Búrigo, Universidade Federal de Santa Catarina

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1986), Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Pós-Doutorado em Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pedagogo da Universidade Federal de Santa Catarina e Professor Permanente da Universidade Federal de Santa Catarina, do Programa de Pós-Graduação em Gestão Universitária. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e trabalho, gestão universitária, educação, formação de professores e universidade pública federal brasileira. Integra o Grupo de Pesquisa Formação de Professores do CONE SUL/ MERCOSUL da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o Instituto de Pesquisas em Administração Universitária (INPEAU) da Universidade Federal de Santa Catarina. Coordena Projeto de Pesquisa: A Gestão Universitária no Processo da Formação: um olhar a partir da sua própria prática.

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Published

2023-04-17

How to Cite

FEITOSA DE CARVALHO PEDROZO GONÇALVES, Monica; MARCELINO, Karina Francine; DUTRA BÚRIGO, Carla Cristina. Affirmative action policies for access to higher education: freirean reflections. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 38, n. 2, p. 123–137, 2023. DOI: 10.30681/21787476.2022.38.123137. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/10448. Acesso em: 17 apr. 2025.