Políticas de ações afirmativas de acesso ao ensino superior: reflexões freireanas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/21787476.2022.38.123137

Palavras-chave:

Ensino superior, ações afirmativas, Paulo Freire

Resumo

O presente artigo tem por objetivo,  refletir sobre as políticas de ações afirmativas de acesso ao ensino superior a partir dos pressupostos teóricos de Paulo Freire. As políticas de ações afirmativas buscam em sua essência, o combate a todas as formas de discriminação e a redução das desigualdades sociais, o que possibilitou o diálogo com os pressupostos teóricos de Paulo Freire. Entendemos que as diretrizes teóricas preconizadas por Freire, fundamentada na consciência política e libertadora é a força motriz para a transformação da sociedade com vistas à superação das desigualdades sociais. Este artigo se caracteriza como um estudo qualitativo, bibliográfico e exploratório.

 

 

 

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Biografia do Autor

  • Monica Feitosa de Carvalho Pedrozo Gonçalves, Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade do Estado de Santa Catarina

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003), Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais pela Faculdade Dom Bosco (2005), é Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (2014) e aluna de Doutorado do Programa de Pós-Graduação Acadêmico em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina. É servidora técnico-administrativo em educação na Universidade Federal de Santa Catarina, ocupante do cargo de Pedagoga.

  • Karina Francine Marcelino, Universidade do Estado de Santa Catarina e Universidade Federal de Santa Catarina.

    Doutoranda em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina - Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (UDESC/ESAG). Mestra em Administração (2020) pela Universidade do Estado de Santa Catarina - Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (UDESC/ESAG). Pós-Graduada em Gestão de Pessoas (2018) pela Faculdade Municipal de Palhoça (FMP). Graduada em Administração Pública (2014) pela Universidade do Estado de Santa Catarina - Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (UDESC/ESAG). Servidora Estatutária na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora nas Faculdades SENAC e SENAI e em Cursos Preparatórios para Concurso Público. Áreas de interesse: gestão pública, gestão de pessoas, gestão universitária, relações étnico-raciais e ações afirmativas.

  • Carla Cristina Dutra Búrigo, Universidade Federal de Santa Catarina

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1986), Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Pós-Doutorado em Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pedagogo da Universidade Federal de Santa Catarina e Professor Permanente da Universidade Federal de Santa Catarina, do Programa de Pós-Graduação em Gestão Universitária. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e trabalho, gestão universitária, educação, formação de professores e universidade pública federal brasileira. Integra o Grupo de Pesquisa Formação de Professores do CONE SUL/ MERCOSUL da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o Instituto de Pesquisas em Administração Universitária (INPEAU) da Universidade Federal de Santa Catarina. Coordena Projeto de Pesquisa: A Gestão Universitária no Processo da Formação: um olhar a partir da sua própria prática.

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Publicado

2023-04-17

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

FEITOSA DE CARVALHO PEDROZO GONÇALVES, Monica; MARCELINO, Karina Francine; DUTRA BÚRIGO, Carla Cristina. Políticas de ações afirmativas de acesso ao ensino superior: reflexões freireanas. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 38, n. 2, p. 123–137, 2023. DOI: 10.30681/21787476.2022.38.123137. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/10448. Acesso em: 14 mar. 2025.