NARRATIVAS DE LICENCIANDO EM MATEMÁTICA: ELOS POSSÍVEIS DE SEREM REVISITADOS PARA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE

Autores

  • Rosana Maria Marins
  • Ivete Cevallos
  • Simone Albuquerque da Rocha

Palavras-chave:

narrativas de si, Licenciatura em Matemática, identidade docente

Resumo

Essa pesquisa de cunho qualitativo utilizou-se das narrativas (auto)biográficas de alunos do Curso de Licenciatura em Matemática, turma de 2009, da Universidade Federal do Mato Grosso, Campus de Rondonópolis (UFMT/CUR) e integra um projeto maior aprovado no Observatório da Educação, entre PUC-SP e a UFMT. O objetivo desse estudo consiste em analisar os indícios de constituição da identidade docente de um licenciando em formação, no Curso de Matemática da UFMT/CUR, buscando compreender o que revela esse jovem, aprendiz de professor, nos memoriais de formação. Os dados, coletados no período de 2009 a 2012, evidenciaram, a partir da análise longitudinal, que os elos revisitados pelo licenciando apontam que a constituição do “ser professor” se dá em movimentos
alternados, por modelos de antigos professores e por reflexões sobre as questões relativas ao processo ensino e aprendizagem vivenciados, principalmente, em espaços formais e não formais.

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Publicado

08/03/2016

Como Citar

Marins, R. M., Cevallos, I., & Rocha, S. A. da. (2016). NARRATIVAS DE LICENCIANDO EM MATEMÁTICA: ELOS POSSÍVEIS DE SEREM REVISITADOS PARA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE. Revista Da Faculdade De Educação, 23(1), 115–129. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/1091

Edição

Seção

ARTIGO

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