O ensino em tempo integral e o contexto pós-pandemia: desafios de implementação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/21787476.2023.E392301

Palavras-chave:

ensino, educação integral, desafios, pós-pandemia da COVID-19

Resumo

O ensino em tempo integral consiste na maximização da jornada escolar, de modo que há a inserção de atividades complementares. Tendo como objetivo promover a aprendizagem do aluno, bem como contribuir para sua formação enquanto cidadão inserido em uma sociedade por intermédio de atividades complementares e extraclasse. Problematiza-se: quais os desafios que permeiam a implantação do ensino integral no contexto pós-pandemia? O objetivo é analisar os desafios da implantação do ensino em tempo integral no contexto pós-pandemia da COVID-19. Trata-se de um estudo exploratório e qualitativo, em que foram utilizados os procedimentos técnicos de pesquisa bibliográfica e documental e o método de abordagem dedutivo. A relevância do ensino em tempo integral é promover novas experiências aos seus alunos, produtivas para seu desenvolvimento como indivíduo e como cidadão. Todavia, a pandemia da COVID-19 impactou diretamente na implantação do ensino integral, que se dificultou o que já era abstruso, trazendo novos desafios.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Acácia De Carvalho Monteiro Leite, Universidade Vale do Rio Doce

     Mestranda do Curso de Mestrado em Gestão Integrada do Território/GIT
    da Universidade Vale do Rio Doce

    E-mail acacia.leite@univale.br

    Água Doce do Norte – ES. Brasil.

    ORCID https://orcid.org/0009-0005-9133-8852.

  • Marileny Boechat Frauches Brandão, Universidade Vale do Rio Doce

    Professora do Mestrado em Gestão Integrada do Território/GIT
    da Universidade Vale do Rio Doce

    E-mail marileny.brandao@univale.br

    Governador Valadares – MG. Brasil.

    https://orcid.org/0000-0002-3188-8319

  • Élida Laurindo de Sousa , Universidade Vale do Rio Doce

    Mestranda do Curso de Mestrado em Gestão Integrada do Território/GIT da
    Universidade Vale do Rio Doce

    E-mail elida.sousa@univale.br

    Água Doce do Norte – ES. Brasil.

    ORCID https://orcid.org/0009-0001-2205-0311.

Referências

ALCÂNTARA, Wiara. Escola e cultura escolar durante e pós-pandemia: Caminhos para reflexão. Prometeica - Revista de Filosofia e Ciências, [S. l.], n. 24, p. 169–181, 2022. Disponível em: https://www.periodicos.unifesp.br/index.php/prometeica/article/view/12952. Acesso em: 4 jun. 2022.

ARAUJO, Antônio Joceli de Araújo de. A implementação da educação em tempo integral: reflexões sobre o que pensam os estudantes de uma escola de Ensino Médio em Tempo Integral do Ceará. Dissertação (Mestrado profissional). Universidade Federal de Juiz de Fora. Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública, 2020, 226 f.

AZEVEDO, Nair Correia Salgado; BETTI, Mauro. Escola de tempo integral e ludicidade: os pontos de vista de alunos do 1º ano do ensino fundamental. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. 2014, v. 95, n. 240, p. 255-275. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/39WZQXNBmJzTbdFrbzGYdLG/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 28 maio 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CP Nº: 5/2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília: Conselho Nacional de Educação, 2020. Disponível em: http://portal. mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco- -2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em 11 jun. 2020

CABRAL, Sabrina Alves Boldrini; RUAS, Thatiane Santos. O direito à educação em tempos de pandemia da COVID – 19: acessibilidade, disponibilidade e adaptabilidade ao ensino remoto. SAPIENS - Revista de divulgação Científica, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 148 158, 2021. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/sps/article/view/5830. Acesso em: 4 jun. 2022.

COELHO, Ligia Martha Coimbra. Formação continuada do professor e tempo integral: uma parceria estratégica na construção da educação integral. In: COELHO, Ligia Martha Coimbra; CAVALIERE, Ana Maria Villela (Org.). Educação brasileira e(m) tempo integral. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. p. 133-146.

CUNHA, Leonardo Ferreira Farias da; SILVA, Alcineia de Souza; SILVA, Aurênio Pereira da. O ensino remoto no Brasil em tempos de pandemia: diálogos acerca da qualidade e do direito e acesso à educação. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, Brasília, v. 7, n. 3, p. 27-37, ago. 2020. Disponível em: http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/924. Acesso em: 03 fev. 2021.

DIB, Marlene Aparecida Barchi. O programa escola de tempo integral na região de assis: implicações para a qualidade do ensino. Marília, 2010. 207 p. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Campus de Marília, Universidade Estadual Paulista.

GARCIA, Allinne Rizzie Coelho Oliveira. Acesso à justiça Impactos das resoluções do Conselho Nacional De Justiça neste período de pandemia. 2020. 111 f. Dissertação (Mestrado em Direito Constitucional) – Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2020. Disponível em: http://191.232.186.80/handle/123456789/2858. Acesso em: 31 maio 2022.

GONÇALVES, Antônio Sérgio. Reflexões sobre educação integral e escola de tempo integral. Cadernos Cenpec | Nova série, v. 1, n. 2, aug. 2006. ISSN 2237-9983. Disponível em: https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/136/168. Acesso em: 04 jun. 2022.

GUEDES, Marilde Queiroz; ROSA, Eliara Marli; ANJOS, Ana Paula Souza do Prado. Gestão escolar: novos desafios e perspectivas frente à pandemia. Humanidades & Inovação, v. 8, n. 61, p. 130-144, 2021.

LECLERC, Gesuína de Fátima Elias; MOLL, Jaqueline. Programa Mais Educação: avanços e desafios para uma estratégia indutora da Educação Integral e em tempo integral. Educar em revista, n. 45, p. 91-110, 2012.

MENEZES, Janaina SS. Educação em tempo integral: direito e financiamento. Educar em revista, n. 45, p. 137-152, 2012.

MIRANDA, Marilia Gouvea; SANTOS, Soraya Vieira. Propostas de tempo integral: a que se destina a ampliação do tempo escolar? Perspectiva, v. 30, n. 3, p. 1073-1098, 2012.

MORI, Katia Regina Gonçalves; FRANCO, Monica Gardelli. Tecnologias, currículo, solidariedade: o futuro da educação pós pandemia. Revista Educação-UNG-Ser, v. 16, n. 3, p. 80-90, 2021.

MOTA, Silvia Maria Coelho. Escola de Tempo integral: da concepção à prática. 2008. 292 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2008.

SANTOS, Helena Maria Felício dos. Análise curricular da escola de tempo integral na perspectiva da educação integral. Revista e-curriculum, v. 8, n. 1, 2012.

Downloads

Publicado

2023-07-28

Como Citar

O ensino em tempo integral e o contexto pós-pandemia: desafios de implementação. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 39, n. 1, p. e392301, 2023. DOI: 10.30681/21787476.2023.E392301. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/11033.. Acesso em: 14 set. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 422

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.