A Companhia de Jesus e seu papel na formação de bibliotecas no Brasil colonial
DOI:
https://doi.org/10.30681/21787476.2023.E392310Palavras-chave:
Brasil colonial, educação escolar colonial, história das bibliotecas no Brasil, Companhia de Jesus.Resumo
As primeiras escolas e bibliotecas do Brasil surgiram a partir da segunda metade do século XVI e são obras da ação doutrinária das ordens religiosas, em especial da Companhia de Jesus, inserindo-se no contexto do projeto colonial da Coroa Portuguesa. Na trajetória de suas instituições escolares, os jesuítas atuaram na catequização de indígenas e na formação dos colonos pertencentes à elite. Em seus colégios, que tiveram seu apogeu no século XVIII, a escrita e a leitura eram centrais dentro da racionalização pedagógica, contribuindo para o desenvolvimento de importantes coleções de livros com temas variados até a expulsão da Ordem em 1759. Este trabalho cuja metodologia é a pesquisa bibliográfica de cunho exploratório, possui como objetivo principal analisar as origens e o desenvolvimento das bibliotecas jesuítas no Brasil a partir da práxis educativa e evangelizadora que lhes dava razão de constituição até o seu desmonte promovido pelas reformas pombalinas.
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