A Companhia de Jesus e seu papel na formação de bibliotecas no Brasil colonial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/21787476.2023.E392310

Palavras-chave:

Brasil colonial, educação escolar colonial, história das bibliotecas no Brasil, Companhia de Jesus.

Resumo

As primeiras escolas e bibliotecas do Brasil surgiram a partir da segunda metade do século XVI e são obras da ação doutrinária das ordens religiosas, em especial da Companhia de Jesus, inserindo-se no contexto do projeto colonial da Coroa Portuguesa. Na trajetória de suas instituições escolares, os jesuítas atuaram na catequização de indígenas e na formação dos colonos pertencentes à elite. Em seus colégios, que tiveram seu apogeu no século XVIII, a escrita e a leitura eram centrais dentro da racionalização pedagógica, contribuindo para o desenvolvimento de importantes coleções de livros com temas variados até a expulsão da Ordem em 1759. Este trabalho cuja metodologia é a pesquisa bibliográfica de cunho exploratório, possui como objetivo principal analisar as origens e o desenvolvimento das bibliotecas jesuítas no Brasil a partir da práxis educativa e evangelizadora que lhes dava razão de constituição até o seu desmonte promovido pelas reformas pombalinas.

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Biografia do Autor

  • Luiz Felipe Sousa Curvo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Mestre em Educação pela Unemat
    Doutorando em Antropologia Social pela UFRGS
    Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
    Bibliotecário-Documentalista da FURG
    Santo Antônio da Patrulha, Rio Grande do Sul, Brasil
    luiz.curvo88@gmail.com
    https://orcid.org/0000-0002-0476-5663

  • Maria Luíza Lucas dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Mestra em Educação pela Unemat
    Doutoranda em Educação pela UFRGS
    Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
    marialuiza1992s@gmail.com
    https://orcid.org/0000-0001-5770-7646

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Publicado

2023-10-11

Como Citar

A Companhia de Jesus e seu papel na formação de bibliotecas no Brasil colonial. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 39, n. 1, p. e392310, 2023. DOI: 10.30681/21787476.2023.E392310. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/11639.. Acesso em: 12 out. 2024.

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