Estágios curriculares supervisionado: experiências pedagógicas de inclusão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/21787476.2023.E392312

Palavras-chave:

: Inclusão, Ensino Superior, Estágio Curricular Supervisionado.

Resumo

Esse artigo apresenta a experiência de um aluno com transtorno de espectro autista (TEA) nas disciplinas de estágio curricular supervisionado I e II no curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT. Trata-se nesse texto de apresentar e refletir como estão ocorrendo as experiências de inclusão na universidade a partir da ótica do estudante, dos seus colegas e de suas professoras. Ainda, como se dá a articulação entre a teoria e a prática, característica basilar dessas disciplinas obrigatórias no curso de formação de professores. A abordagem metodológica se configura como um estudo de caso e os dados apresentados foram produzidos por meio de entrevistas e conversas informais com o estudante, colegas de sala e professoras do estágio supervisionado. As experiências mostram as possibilidades pedagógicas que podem ser vivenciadas, a partir dos princípios da educação inclusiva, que permite o acesso, permanência e sucesso de todos os alunos em todas as modalidades de ensino.

Downloads

Biografia do Autor

  • Ivone Jesus Alexandre, Universidade do Estado de Mato Grosso
    Doutora em Sociologia pela Universidade do Federal de São Carlos ( UFSCAR). Professora de Metodologia de Ensino - UNEMAT campus de Sinop/MT.
    Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem -FACHLIN Departamento de Pedagogia
  • Caroline Mari Oliveira Galina, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Doutora em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT, Campus Cáceres/MT). Professora do curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT, campus Sinop/MT). Assessora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura de Sinop/MT. Integrante do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Inclusão, Diversidade e Diferenças (PPIDD/UNEMAT) e no Grupo de Pesquisa em Estudos Decoloniais (GPED/UFMS).

  • Francisco José Gomes Pereira, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Mestre em letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras), na Universidade do Estado de Mato Grosso (2022). Professor da Universidade do Estado de Mato Grosso e da rede municipal da cidade Vera, MT. Integrante do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Inclusão, Diversidade e Diferenças (PPIDD/UNEMAT).

Referências

BEZERRA, G. F. & ARAUJO, D. A.C. Em busca da flor viva: para uma crítica ao ideário inclusivista em educação. Educ. Soc. [online]. 2013, vol.34, n.123, pp.573-588. ISSN 1678-4626. Disponível em http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302013000200014. Acesso em 12 mai,2023.

FERRARI, M. A. L. Dias & SEKKEL, M.C.. Educação Inclusiva no Ensino Superior: Um Novo Desafio. Psicologia ciência e profissão, 2007, 27 (4), 636-647. Disponível em https://www.scielo.br/j/pcp/a/bv8ZgTdG4C7VMNZXzrDXdcz/?format=pdf&lang=pt .Acesso em 05 fev. de 2023.

FERREIRA, W. B.. O conceito de diversidade no BNCC- Relações de poder e interesses ocultos. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 9, n. 17, p. 299-319, jul./dez. 2015. Disponível em http//www.esforce.org.br>. Acesso em 09 fev. de 2021.

GOMES, N. L.. Políticas públicas para a diversidade. Sapere aude – Belo Horizonte, v. 8, n. 15, p. 7-22, Jan./jun. 2017.

KASSAR, M.C. M. & REBELO, A.S.. Abordagens da Educação Especial no Brasil entre Final do Século XX e Início do Século XXI. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2018, vol.24, n.spe, pp.51-68. ISSN 1980-5470. Disponível em https://doi.org/10.1590/s1413-65382418000400005. Acesso: 15 de outubro de 2020.

MACIEL, M.M. & GARCIA FILHO, A. P.. Autismo: uma abordagem tamanho família. In: DÍAZ, Felix., et al., orgs. Educação inclusiva, deficiência e contexto social: questões contemporâneas [online]. Salvador:EDUFBA, 2009, pp. 224-235. ISBN: 978-85-232-0928-5. Available from SciELO Books <http://books.scielo.org>.

MARTINS, A. L. F. Avaliação dos distúrbios da linguagem no autismo infantil. 2011. Dissertação (Mestrado em Medicina) – Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade da Beira Interior, Covilhã, Portugal, 2011. Disponível em: https://ubibliorum.ubi.pt/bitstream/10400.6/963/1/Tese%20Ana%20Lu%c3%adsa%20Martins.pdf. Acesso em: 24 mar. 2023.

MAS, N. A. Transtorno do Espectro Autista: história da construção de um diagnóstico. 2018. 103 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) – Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47133/tde-26102018-191739/publico/mas_me.pdf. Acesso em: 12 Ago. 2023.

MAZZOTTA, M. J. S.. Educação inclusiva - escola para todos. Conferência proferida no V Seminário Nacional do Instituto Nacional de Educação de Surdos, em 21/ 9/2000, Rio de Janeiro, RJ.

MOREIRA, P. S. T.. Autismo: a difícil arte de educar. Guaíba – RS: Universidade Luterana do Brasil – Ulbra – Campus Guaíba – RS, 2005.

PACHECO, R. V. C.; TONETTO, F. A. T.. O processo de inclusão de acadêmicos com necessidades educacionais especiais na Universidade Federal de Santa Maria. Revista Educação Especial | n. 27, p. 151- 167. 2006, Santa Maria. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4360/pdf. Acesso em 07 de fev. 2023.

PAPIM, A. A. P.. Autismo e aprendizagem- os desafios da educação especial. Porto Alegre, RS. Editora: FI, 2010. Disponível em: https://biblioteca.sophia.com.br/terminal/2764/Acervo/Detalhe/372477?returnUrl=/terminal/2764/Home/Index&guid=1659744001246. Acesso em 10 de mar. 2023.

SANTOS, W. L. & ALMEIDA, M. S.. Perspectivas e desafios da prática de estágio supervisionado no curso de pedagogia. Revista Científica da FASETE, 2015, p. 93-101. Disponível em: https://www.unirios.edu.br/revistarios/media/revistas/2015/9/perspectivas_e_desafios_da_pratica_de_estagio_supervisionado_no_curso_de_pedagogia.pdf>. Acesso em: 01 jun. 2023.

SASSAKI, R. Inclusão ou desinclusão? Uma análise do Decreto 10.502/2020. Revista Reação, 2020. Disponível em: https://revistareacao.com.br/inclusao-ou-desinclusao-uma-analisedodecreto-10-502-2020/. Acesso em: 25 mai. 2023.

SILVA, Solange Cristina da et al.. Estudantes com transtorno do espectro autista no ensino superior: analisando dados do INEP. Psicologia Escolar e Educacional. 2020, v. 24, p.01-09. Disponível em https://www.scielo.br/j/pee/a/fvzHNXfHzkFcPTMkcY9gPxd/?format=pdf&lang=pt. Acesso 03 mar.2023.

SILVA, M. L. A.. A ferramenta scratch: uma proposta lúdica de ensino para aprendizagem de estudantes com transtorno do espectro autista. Dissertação (Mestrado Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias) – Universidade Norte do Paraná Local, 2022.

Site na organização mundial da saúde. Disponível em: https://www.paho.org/pt/brasil. Acesso em 05 de jan. 2020.

UNESCO. (1990). Declaração de Jomtien sobre Educação para Todos, Jomtiem: UNESCO.

UNESCO. (1994). Declaração de Salamanca Sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais. Salamanca: UNESCO.

Downloads

Publicado

2023-11-06

Como Citar

ALEXANDRE, Ivone Jesus; GALINA, Caroline Mari Oliveira; PEREIRA, Francisco José Gomes. Estágios curriculares supervisionado: experiências pedagógicas de inclusão. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 39, n. 1, p. e392312, 2023. DOI: 10.30681/21787476.2023.E392312. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/11760. Acesso em: 8 abr. 2025.