Estágios curriculares supervisionado: experiências pedagógicas de inclusão
DOI:
https://doi.org/10.30681/21787476.2023.E392312Palavras-chave:
: Inclusão, Ensino Superior, Estágio Curricular Supervisionado.Resumo
Esse artigo apresenta a experiência de um aluno com transtorno de espectro autista (TEA) nas disciplinas de estágio curricular supervisionado I e II no curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT. Trata-se nesse texto de apresentar e refletir como estão ocorrendo as experiências de inclusão na universidade a partir da ótica do estudante, dos seus colegas e de suas professoras. Ainda, como se dá a articulação entre a teoria e a prática, característica basilar dessas disciplinas obrigatórias no curso de formação de professores. A abordagem metodológica se configura como um estudo de caso e os dados apresentados foram produzidos por meio de entrevistas e conversas informais com o estudante, colegas de sala e professoras do estágio supervisionado. As experiências mostram as possibilidades pedagógicas que podem ser vivenciadas, a partir dos princípios da educação inclusiva, que permite o acesso, permanência e sucesso de todos os alunos em todas as modalidades de ensino.
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