Atualidade da teoria crítica nos processos de formação: desafios para pensar a educação para a paz após Auschwitz
DOI:
https://doi.org/10.30681/21787476.2023.E392320Palavras-chave:
Teoria Crítica., História da Educação, racionalidade técnica, Emancipação.Resumo
Este artigo tem o objetivo de refletir sobre os alcances da cultura da guerra nas dimensões do mundo da vida e nos processos formativos. Partindo de uma abordagem hermenêutica, num primeiro momento, o estudo identifica pelo horizonte da Teoria Crítica a presença de uma mesma racionalidade que orienta o projeto iluminista e a guerra e que se converte em irracionalidade. Fazemos isso tendo por referência o texto de Adorno Sobre Sujeito e Objeto. Num segundo momento, recupera as ideias centrais do texto de Adorno Educação após Auschwitz que descortina a racionalidade da guerra, avalia esse estado de regressão civilizatória, para posteriormente, pensarmos uma Educação a serviço da vida, uma educação para o amor. Uma das conclusões do estudo é que se trata de uma leitura muito fecunda e atual frente aos desafios permanentes de reforço e continuidade da cultura da guerra. Para além disso, contribui para reflexões oportunas sobre o sentido da educação.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor Ludwig Wiesengrund; HORKHEIMER, Max. Dialética do Esclarecimento: fragmentos filosóficos. Tradução de: Guido Antônio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
ADORNO, Theodor Ludwig Wiesengrund. Sobre Sujeito e Objeto In: ADORNO, Theodor Ludwig Wiesengrund. Palavras e Sinais: modelos críticos. Tradução Maria Helena Ruschel; Supervisão de Álvaro Valls. Petrópolis: Vozes, 1995.
ADORNO, Theodor Ludwig Wiesengrund. Educação após Auschwitz. In: ADORNO Theodor Ludwig Wiesengrund. Educação e Emancipação. Tradução de Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
ADORNO, Theodor Ludwig Wiesengrund. Sociologia. Org. Gabriel Conh. Tr. br. Flávio R. Kothe, Aldo Onesti e Amélia Conh. 2ª edição. São Paulo, SP: Ática, 1994
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade e holocausto. tradução Marcus Penchel. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.
CAMBI, Franco. História da Pedagogia. Trad. Álvaro Lorencini. São Paulo. Fundação Editora da UNESP, 1999.
CORTINA, Adela. Cidadãos do mundo: para uma teoria da cidadania. Tradução Silvana Cobucci Leite. São Paulo: Edições Loyola, 2005.
DELACAMPAGNE, Christian. História da filosofia no Século XX. Tradução, Lucy Magalhães. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1997.
DOWBOR, Ladislau. A era do capital improdutivo: por que oito famílias têm mais riqueza do que metade da população mundial? São Paulo: Autonomia Literária, 2017.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
FREITAG, Barbara. A Teoria Crítica ontem e hoje. São Paulo: editora brasiliense, 1994.
GUILLEBAUD, Jean-Claude. A reinvenção do mundo: um adeus ao século XX; tradução Maria Helena Kühner. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
JAEGER, Werner. Paidéia: a formação do homem grego. São Paulo: Martins Fontes, 1986.
Manacorda, M. A. História da Educação: da Antiguidade aos nossos dias. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
JAPIASSÚ, Hilton. A crise da razão e do saber objetivo: as ondas do irracional. São Paulo: Editora Letras & Letras, 1996.
KANT, Immanuel. Sobre a pedagogia. Tradução Francisco Cock Fontanella. Piracicaba: Editora UNIMEP, 2002.
KANT, Immanuel. Fundamentação da metafísica dos costumes e outros escritos. Tradução Leopoldo Holzbach. São Paulo: Editora Martin Claret, 2003.
KRASSUSKI, Jair Antônio. Filosofia crítica, formação moral e educação em Kant. In: Diferença, Cultura E Educação. Orgs. Amarildo Luiz Trevisan, Elisete M. Tomazetti e Noeli Dutra Rossatto. Porto Alegre: Sulina, 2010.
MARCONDES, Danilo. Iniciação à história da filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005.
MARCUSE, Herbert. Tecnologia, guerra e fascismo. Tradução de Maria Cristina Vidal Borba. São Paulo: UNESP, 1999.
MATE, Rayes. Memórias de Auschwitz. Trad. Antônio Sidekum. São Leopoldo, RS: Nova Harmonia, 2005.
MATTÉI, Jean-François. A barbárie interior: ensaio sobre o i-mundo moderno; tradução Isabel Maria Loureiro. São Paulo: Editora UNESP, 2002.
MONDIN, Battista. Curso de filosofia. Tradução, Benôni Lemos. São Paulo: Edições Paulinas, 1981.
MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Tradução de Maria D. Alexandre e Maria Alice Sampaio Dória. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999.
MORIN, Edgar e KERN, Anne-Brigitte. Terra-Pátria. Tradução de Paulo Azevedo Neves da Silva. Porto Alegre: Sulina, 2005.
PÁL PELBART, Peter. Ensaios do assombro. São Paulo: N-1edições, 2019.
PRESTES, Nadja Hermann. Metafísica da subjetividade na Educação: as dificuldades do desvencilhamento. Educação & Realidade, v. 22 (1), 1997.
REALE, Giovani, ANTISERI, Dario. História da filosofia: do Humanismo a Kant. São Paulo: Paulus, 1990.
REALE Giovani. História da Filosofia. do Romantismo até nossos dias. São Paulo: Paulus, 1991.
SCIACCA, Michele Federico. História da Filosofia. Do Humanismo A Kant; tradução Luís Washington Vita. São Paulo: Editora Mestre Jou, 1968.
SUCHODOLSKI, Bogdan. A pedagogia e as grandes correntes filosóficas: a pedagogia da essência e a pedagogia da existência. 4a ed. Lisboa: Livros Horizonte, 1992.
ZAMORA, José Antonio. Th. W. Adorno: pensar contra a barbárie. Tradução Antonio Sidekum. São Leopoldo: Nova Harmonia, 2008.
ZOMPERO, A., Parga, D., Werner, C., & Vildosola, X. Competencias científicas en los currículos de Ciencias Naturales: estudio comparativo entre Brasil, Chile y Colombia. Praxis & Saber, 13(34), e13401. Disponível em:
https://doi.org/10.19053/22160159.v13.n34.2022.13401. Acesso em: 28 out de 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Sérgio Trombetta, Vilmar Alves Pereira, Jaime José Zitkoski

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença CC-BY-NC
"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".