Atualidade da teoria crítica nos processos de formação: desafios para pensar a educação para a paz após Auschwitz

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/21787476.2023.E392320

Palavras-chave:

Teoria Crítica., História da Educação, racionalidade técnica, Emancipação.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de refletir sobre os alcances da cultura da guerra nas dimensões do mundo da vida e nos processos formativos. Partindo de uma abordagem hermenêutica, num primeiro momento, o estudo identifica pelo horizonte da Teoria Crítica a presença de uma mesma racionalidade que orienta o projeto iluminista e a guerra e que se converte em irracionalidade. Fazemos isso tendo por referência o texto de Adorno Sobre Sujeito e Objeto. Num segundo momento, recupera as ideias centrais do texto de Adorno Educação após Auschwitz que descortina a racionalidade da guerra, avalia esse estado de regressão civilizatória, para posteriormente, pensarmos uma Educação a serviço da vida, uma educação para o amor. Uma das conclusões do estudo é que se trata de uma leitura muito fecunda e atual frente aos desafios permanentes de reforço e continuidade da cultura da guerra. Para além disso, contribui para reflexões oportunas sobre o sentido da educação.

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Biografia do Autor

  • Sérgio Trombetta, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Filósofo. Professor de Filosofia Ética e Antropologia.  Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação PPGEDU-UFRGS

     https://orcid.org/0000-0002-6297-6717

  • Vilmar Alves Pereira, Universidade do Estado do Mato Grosso

    Filósofo Ambiental Popular, Pós Doutor Sênior em Educação.  Professor Pesquisador no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Estado do Mato Grosso (PPGEDU-UNEMAT). Diretor de Teses no Doutorado em Educação da Universidad Internacional Iberoamericana (UNINI) em Porto Rico e Doutorado em Projetos UNINI – México.   Editor Executivo para América Latina da Revista Ibero-americana de Estudos Pedagógicos da Universidad de Alcalá de Henares (UAH) e da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP de Araraquara (FCLAr). Bolsista de Produtividade do CNPq em Educação – Nível 2.

    Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2548-5086

  • Jaime José Zitkoski, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Professor titular com dedicação integral da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atuando junto ao Departamento de Estudos Básicos nos cursos de Bacharelado na área de Filosofia da Educação. Atua também no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado Consultoria) com ênfase em Educação Popular e Estudos Universitários, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Popular, Paulo Freire e os desafios da Universidade na perspectiva da Emancipação Social e Bem Viver na América Latina e nas Pedagogias Latino-Americanas. Coordena a área de Filosofia da Educação da FACED/UFRGS. É um dos organizadores do Dicionário Paulo Freire.

    https://orcid.org/0000-0003-1266-2039

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Publicado

2024-02-28

Como Citar

TROMBETTA, Sérgio; PEREIRA, Vilmar Alves; ZITKOSKI, Jaime José. Atualidade da teoria crítica nos processos de formação: desafios para pensar a educação para a paz após Auschwitz. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 39, n. 1, p. e392320, 2024. DOI: 10.30681/21787476.2023.E392320. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/12187. Acesso em: 22 fev. 2025.