DA RETÓRICA DA AUTONOMIA DAS ESCOLAS À HETERONOMIA DAS PRÁTICAS DOCENTES – ANÁLISE DE UM CASO NUM AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PORTUGUESAS

Autores

  • Daniela Vilaverde e Silva

Palavras-chave:

autonomia, centralização, descentralização.

Resumo

Este artigo pretende elucidar, a partir de uma investigação empreendida num Agrupamento Vertical de Escolas do Ensino Básico, as relações entre as práticas docentes e as normas ministeriais num contexto marcado, por um lado, pela centralização do sistema educativo, e, por outro lado, pela autonomia consagrada pelo Decreto-Lei nº 115 – A/98. Os dados obtidos na investigação denunciam a existências de distintos constrangimentos burocráticos que bloqueiam a autonomia das escolas, evidenciando, simultaneamente, comportamentos de resistência por parte dos atores organizacionais face à heteronomia ministerial em que se encontram.

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Publicado

2019-09-27

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

DA RETÓRICA DA AUTONOMIA DAS ESCOLAS À HETERONOMIA DAS PRÁTICAS DOCENTES – ANÁLISE DE UM CASO NUM AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PORTUGUESAS. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 63–85, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3656.. Acesso em: 22 nov. 2024.

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