EDUCAÇÃO POPULAR E TRABALHO ASSOCIADO NUM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO-NÍVEL MESTRADO NO INTERIOR DO BRASIL: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/2178-7476.2018.30.131152

Palavras-chave:

Economia Solidária, Educação Popular, Trabalho Associado, Autogestão, Emancipação.

Resumo

O objetivo do artigo foi verificar a importância da disciplina Educação Popular e Trabalho Associado ofertada no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação – Mestrado na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), alocada na Linha de Pesquisa: Educação e Diversidade. O estudo questiona quais os limites e possibilidades da disciplina na formação política dos mestrandos matriculados no período de 2013 a 2015? É uma pesquisa qualitativa e usou técnicas de: pesquisa bibliográfica, observação documental e questionário. Foi possível inferir que a disciplina contribuiu com pesquisas para aprofundar o diálogo sobre o tema, tornando-se uma possibilidade para a construção da autonomia e conhecimento dos mestrandos, o que evidencia a disciplina como instrumento de reflexão e formação. Contudo, existem limites a serem superados para atingirmos uma educação emancipatória, que cumpra os pressupostos da Educação Popular e do Trabalho Associado. Isto posto, há muito o que aprender com as experiências de autogestão.

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Publicado

2019-09-27

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

SGUAREZI, Sandro Benedito; DUTTON, Aline Pereira; MARTINS, Elei Chavier. EDUCAÇÃO POPULAR E TRABALHO ASSOCIADO NUM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO-NÍVEL MESTRADO NO INTERIOR DO BRASIL: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 30, n. 2, p. 131–152, 2019. DOI: 10.30681/2178-7476.2018.30.131152. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3881. Acesso em: 6 mar. 2025.