TEORIA E PRÁTICA EM ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL EM TEMPOS DE GLOBALIZAÇÃO

Autores

  • Graciela Constantino

Palavras-chave:

Orientação profissional, adolescência, formação de professores

Resumo

Neste artigo tem-se o objetivo de divulgar a institucionalização do Serviço de Orientação Profissional na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). O Projeto colaborou para uma reflexão sobre as escolhas profissionais, pois decisões errôneas causam evasões nos cursos universitários, e voltou-se à formação de professores do Ensino Médio, multiplicadores do conhecimento nas escolas públicas e privadas. Por meio da pesquisa-tese identificou-se que a globalização produz massificação cultural, um descentramento de sujeito e as identidades, homogeneizadas, desorientam o jovem em suas escolhas em um mercado de trabalho toyotista. Utilizou-se a pesquisa intervencionista e qualitativa e instrumentos metodológicoscom um Curso teórico-prático de Formação de professores, Jogos dramáticos e Palestras nas escolas e na Semana do Calouro do Campus Universitário de Cáceres-MT. Os resultados foram discussões e reflexões sobre a temática, minimizando a desinformação, a dúvida na escolha de profissão, contribuindo para escolhas mais assertivas, satisfação pessoal e profissional.

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Publicado

2019-09-27

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

CONSTANTINO, Graciela. TEORIA E PRÁTICA EM ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL EM TEMPOS DE GLOBALIZAÇÃO. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 69–79, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3989. Acesso em: 13 mar. 2025.