TEORIA E PRÁTICA EM ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL EM TEMPOS DE GLOBALIZAÇÃO
Palavras-chave:
Orientação profissional, adolescência, formação de professoresResumo
Neste artigo tem-se o objetivo de divulgar a institucionalização do Serviço de Orientação Profissional na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). O Projeto colaborou para uma reflexão sobre as escolhas profissionais, pois decisões errôneas causam evasões nos cursos universitários, e voltou-se à formação de professores do Ensino Médio, multiplicadores do conhecimento nas escolas públicas e privadas. Por meio da pesquisa-tese identificou-se que a globalização produz massificação cultural, um descentramento de sujeito e as identidades, homogeneizadas, desorientam o jovem em suas escolhas em um mercado de trabalho toyotista. Utilizou-se a pesquisa intervencionista e qualitativa e instrumentos metodológicoscom um Curso teórico-prático de Formação de professores, Jogos dramáticos e Palestras nas escolas e na Semana do Calouro do Campus Universitário de Cáceres-MT. Os resultados foram discussões e reflexões sobre a temática, minimizando a desinformação, a dúvida na escolha de profissão, contribuindo para escolhas mais assertivas, satisfação pessoal e profissional.Downloads
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