CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO E SOCIEDADE DE ROUSSEAU A PAULO FREIRE: A ELABORAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DE CONVIVÊNCIA
Palavras-chave:
princípios de convivência, participação coletiva, democracia.Resumo
O presente trabalho tem por objetivo embasar teoricamente a experiência pedagógica que consistiu no estabelecimento de um contrato social baseado em ideias de Rousseau, Durkheim, Makarenko e Paulo Freire, denominado “Princípios de convivência”, realizado no IF SUL-RIO-GRANDENSE, campus Charqueadas, bem como repensar os limites entre autoridade e autoritarismo. Esses princípios estabelecem algumas regras e normas de conduta elaboradas coletivamente por alunos, professores, servidores-administrativos e direção visando à formação de cidadãos num ambiente escolar favorável à construção do conhecimento. A elaboração dos princípios de convivência aconteceu em sala de aula, durante as aulas de Sociologia2 . O processo de reavaliação acontece anualmente com a participação de todos envolvidos.Downloads
Referências
D’ANTOLA, A. (Org.). Disciplinana escola: autoridade versus autoritarismo. São Paulo: EPU, 1989.
DURKHEIM, É. As regras do método sociológico. 3.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
FREIRE, P. Educação como prática da Liberdade. 9.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
_____. Educação e mudança. 7.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993.
______. Extensão ou comunicação?10.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
______. Pedagogia do oprimido. 11.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
FREIRE, A. M. A. (Org.). Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: Editora Unesp, 2001. (Série Conceitos de Educação em Paulo Freire).
______. Professora sim, tia não:cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho D’água, 1998.
FERREIRA, A. B. de. H. Minidicionário da língua portuguesa.3.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.
GHIGGI, G.; PITANO, S. de C. Origens e concepções de autoridade e educação para Paulo Freire: (re)visitando intencionalidades educativas.São Luis/MA: EDUFMA,2009.
MAKARENKO, A. S. Conferências sobre educação infantil. São Paulo: Moraes, 1981.
ROUSSEAU, J-J. Do contrato social. São Paulo: Abril Cultura, 1983. ______. Emílio ou da educação. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1992.
STRECK, D.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. (Orgs.).Dicionário Paulo Freire.2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".