CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO E SOCIEDADE DE ROUSSEAU A PAULO FREIRE: A ELABORAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DE CONVIVÊNCIA

Autores

  • Lílian Dilli Gonçalves

Palavras-chave:

princípios de convivência, participação coletiva, democracia.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo embasar teoricamente a experiência pedagógica que consistiu no estabelecimento de um contrato social baseado em ideias de Rousseau, Durkheim, Makarenko e Paulo Freire, denominado “Princípios de convivência”, realizado no IF SUL-RIO-GRANDENSE, campus Charqueadas, bem como repensar os limites entre autoridade e autoritarismo. Esses princípios estabelecem algumas regras e normas de conduta elaboradas coletivamente por alunos, professores, servidores-administrativos e direção visando à formação de cidadãos num ambiente escolar favorável à construção do conhecimento. A elaboração dos princípios de convivência aconteceu em sala de aula, durante as aulas de Sociologia2 . O processo de reavaliação acontece anualmente com a participação de todos envolvidos.

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Referências

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Publicado

2019-09-27

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO E SOCIEDADE DE ROUSSEAU A PAULO FREIRE: A ELABORAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DE CONVIVÊNCIA. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 57–70, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4000.. Acesso em: 22 dez. 2024.

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