CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO E SOCIEDADE DE ROUSSEAU A PAULO FREIRE: A ELABORAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DE CONVIVÊNCIA

Autores

  • Lílian Dilli Gonçalves

Palavras-chave:

princípios de convivência, participação coletiva, democracia.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo embasar teoricamente a experiência pedagógica que consistiu no estabelecimento de um contrato social baseado em ideias de Rousseau, Durkheim, Makarenko e Paulo Freire, denominado “Princípios de convivência”, realizado no IF SUL-RIO-GRANDENSE, campus Charqueadas, bem como repensar os limites entre autoridade e autoritarismo. Esses princípios estabelecem algumas regras e normas de conduta elaboradas coletivamente por alunos, professores, servidores-administrativos e direção visando à formação de cidadãos num ambiente escolar favorável à construção do conhecimento. A elaboração dos princípios de convivência aconteceu em sala de aula, durante as aulas de Sociologia2 . O processo de reavaliação acontece anualmente com a participação de todos envolvidos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

D’ANTOLA, A. (Org.). Disciplinana escola: autoridade versus autoritarismo. São Paulo: EPU, 1989.

DURKHEIM, É. As regras do método sociológico. 3.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

FREIRE, P. Educação como prática da Liberdade. 9.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

_____. Educação e mudança. 7.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993.

______. Extensão ou comunicação?10.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

______. Pedagogia do oprimido. 11.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

FREIRE, A. M. A. (Org.). Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: Editora Unesp, 2001. (Série Conceitos de Educação em Paulo Freire).

______. Professora sim, tia não:cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho D’água, 1998.

FERREIRA, A. B. de. H. Minidicionário da língua portuguesa.3.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.

GHIGGI, G.; PITANO, S. de C. Origens e concepções de autoridade e educação para Paulo Freire: (re)visitando intencionalidades educativas.São Luis/MA: EDUFMA,2009.

MAKARENKO, A. S. Conferências sobre educação infantil. São Paulo: Moraes, 1981.

ROUSSEAU, J-J. Do contrato social. São Paulo: Abril Cultura, 1983. ______. Emílio ou da educação. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1992.

STRECK, D.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. (Orgs.).Dicionário Paulo Freire.2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

Downloads

Publicado

2019-09-27

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO E SOCIEDADE DE ROUSSEAU A PAULO FREIRE: A ELABORAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DE CONVIVÊNCIA. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 57–70, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4000.. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 382

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.