MEMÓRIAS DA TRAJETÓRIA DOCENTE EM CLASSES MULTISSERIADAS: A PROFESSORA ÉLIA MARIA THIESEN (1958/1984)

Autores

  • José Edimar de Souza

Palavras-chave:

Memórias de professores, educação rural, fazer pedagógico multisseriado.

Resumo

Este estudo tem por objetivo desdobrar fatos em torno da trajetória de uma professora cuja docência ocorreu na zona rural de Novo Hamburgo - RS, entre 1958-1984. Pretende analisar e compreender como a trajetória docente se entrelaça à prática pedagógica em classes multisseriadas, considerando para esse fim a memória como fonte documental. A pesquisa, de natureza qualitativa, utiliza metodologia da História Oral valendo-se de entrevistas semiestruturadas. Os referenciais teóricos fundamentam-se em Halbwachs, entre outros, que auxilia na construção de relações e significados acerca da memória coletiva. Esta trajetória singulariza, em certa medida, fragmentos da história da educação rural neste município.

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Publicado

2019-09-27

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

SOUZA, José Edimar de. MEMÓRIAS DA TRAJETÓRIA DOCENTE EM CLASSES MULTISSERIADAS: A PROFESSORA ÉLIA MARIA THIESEN (1958/1984). Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 29–44, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4019. Acesso em: 23 fev. 2025.