REFLETINDO SOBRE O TRABALHO COM A LÍNGUA(GEM), NO CONTEXTO ESCOLAR
Resumo
Este texto é resultado de leituras fundamentadas na Análise do Discurso de linha francesa e no trabalho desenvolvido na área de linguagem, durante muitos anos. Assim, levanto alguns pontos reincidentes nas práticas pedagógicas que envolvem leitura e escrita, em que não são consideradas as condições de produção e os sentidos são colocados como “transparentes”, “evidentes”, enfim “naturais”. Por fim, sem acreditar em um discurso “salvacionista” de mudança de vida pelo acesso à leitura e à escrita, aponto para a possibilidade de contribuição na mudança de sentidos a partir do trabalho realizado no espaço escolar, visto ser este lugar de linguagem, de interpretação.Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa –Brasília: SEF, 1997. Vol. 2.
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização sem o bá-bé-bi-bó-bu. São Paulo, Scipione, 1999.
DIAS, Luiz Francisco. (org.) Texto, escrita, interpretação: ensino e pesquisa. João Pessoa: Idéia, 2001.
GALLO, Solange Leda. Discurso da Escrita e Ensino, Editora da Unicamp, Campinas: SP, 1995.
GREGOLIN, Maria do Rosário V. Caras e você S.A: escultura da imagem e visibilidade social. In:
GHILARDI, M. I. & BARZOTTO, V. Mídia, Educação e Leitura. São Paulo: ALB. 1999.
MASSINI-CAGLIARI, Gladis. O texto na alfabetização: coesão e coerência. Campinas, SP: Edição da Autora, 1997.
ORLANDI, Eni Puccinelli . A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. Campinas, SP: Pontes, 1996.
___. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1996.
___. (org.) A leitura e os leitores. Campinas, SP: Pontes, 1998.
___. Discurso e Texto: formulação e circulação dos sentidos. Campinas, SP: Pontes, 2001.
REINALDO, Maria Augusta G. de Macedo. A orientação para produção de texto. In: DIONISIO, ngela Paiva; BEZERRA, Maria Auxiliadora. O livro didático de Português: múltiplos olhares. Rio de Janeiro: Lucerna, 2001.
ROJO, Roxane. (org.) A Prática de Linguagem em sala de aula: praticando os PCNs. São Paulo: EDUC; Campinas, SP: Mercado de Letras, 2000.
SETUBAL, Maria Alice et all. Letra Viva: programa de leitura e escrita. Belo Horizonte: Formato Editorial, 1994.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".