REFLETINDO SOBRE O TRABALHO COM A LÍNGUA(GEM), NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • Elizete Beatriz Azambuja

Resumo

Este texto é resultado de leituras fundamentadas na Análise do Discurso de linha francesa e no trabalho desenvolvido na área de linguagem, durante muitos anos. Assim, levanto alguns pontos reincidentes nas práticas pedagógicas que envolvem leitura e escrita, em que não são consideradas as condições de produção e os sentidos são colocados como “transparentes”, “evidentes”, enfim “naturais”. Por fim, sem acreditar em um discurso “salvacionista” de mudança de vida pelo acesso à  leitura e à escrita, aponto para a possibilidade de contribuição na mudança de sentidos a partir do trabalho realizado no espaço escolar, visto ser este lugar de linguagem, de interpretação.

Downloads

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa –Brasília: SEF, 1997. Vol. 2.

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização sem o bá-bé-bi-bó-bu. São Paulo, Scipione, 1999.

DIAS, Luiz Francisco. (org.) Texto, escrita, interpretação: ensino e pesquisa. João Pessoa: Idéia, 2001.

GALLO, Solange Leda. Discurso da Escrita e Ensino, Editora da Unicamp, Campinas: SP, 1995.

GREGOLIN, Maria do Rosário V. Caras e você S.A: escultura da imagem e visibilidade social. In:

GHILARDI, M. I. & BARZOTTO, V. Mídia, Educação e Leitura. São Paulo: ALB. 1999.

MASSINI-CAGLIARI, Gladis. O texto na alfabetização: coesão e coerência. Campinas, SP: Edição da Autora, 1997.

ORLANDI, Eni Puccinelli . A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. Campinas, SP: Pontes, 1996.

___. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1996.

___. (org.) A leitura e os leitores. Campinas, SP: Pontes, 1998.

___. Discurso e Texto: formulação e circulação dos sentidos. Campinas, SP: Pontes, 2001.

REINALDO, Maria Augusta G. de Macedo. A orientação para produção de texto. In: DIONISIO, ngela Paiva; BEZERRA, Maria Auxiliadora. O livro didático de Português: múltiplos olhares. Rio de Janeiro: Lucerna, 2001.

ROJO, Roxane. (org.) A Prática de Linguagem em sala de aula: praticando os PCNs. São Paulo: EDUC; Campinas, SP: Mercado de Letras, 2000.

SETUBAL, Maria Alice et all. Letra Viva: programa de leitura e escrita. Belo Horizonte: Formato Editorial, 1994.

Downloads

Publicado

2019-09-26

Edição

Seção

COMUNICAÇÃO

Como Citar

AZAMBUJA, Elizete Beatriz. REFLETINDO SOBRE O TRABALHO COM A LÍNGUA(GEM), NO CONTEXTO ESCOLAR. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 147–154, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4037. Acesso em: 16 abr. 2025.