REFLETINDO SOBRE O TRABALHO COM A LÍNGUA(GEM), NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores/as

  • Elizete Beatriz Azambuja

Resumen

Este texto é resultado de leituras fundamentadas na Análise do Discurso de linha francesa e no trabalho desenvolvido na área de linguagem, durante muitos anos. Assim, levanto alguns pontos reincidentes nas práticas pedagógicas que envolvem leitura e escrita, em que não são consideradas as condições de produção e os sentidos são colocados como “transparentes”, “evidentes”, enfim “naturais”. Por fim, sem acreditar em um discurso “salvacionista” de mudança de vida pelo acesso à  leitura e à escrita, aponto para a possibilidade de contribuição na mudança de sentidos a partir do trabalho realizado no espaço escolar, visto ser este lugar de linguagem, de interpretação.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa –Brasília: SEF, 1997. Vol. 2.

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização sem o bá-bé-bi-bó-bu. São Paulo, Scipione, 1999.

DIAS, Luiz Francisco. (org.) Texto, escrita, interpretação: ensino e pesquisa. João Pessoa: Idéia, 2001.

GALLO, Solange Leda. Discurso da Escrita e Ensino, Editora da Unicamp, Campinas: SP, 1995.

GREGOLIN, Maria do Rosário V. Caras e você S.A: escultura da imagem e visibilidade social. In:

GHILARDI, M. I. & BARZOTTO, V. Mídia, Educação e Leitura. São Paulo: ALB. 1999.

MASSINI-CAGLIARI, Gladis. O texto na alfabetização: coesão e coerência. Campinas, SP: Edição da Autora, 1997.

ORLANDI, Eni Puccinelli . A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. Campinas, SP: Pontes, 1996.

___. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1996.

___. (org.) A leitura e os leitores. Campinas, SP: Pontes, 1998.

___. Discurso e Texto: formulação e circulação dos sentidos. Campinas, SP: Pontes, 2001.

REINALDO, Maria Augusta G. de Macedo. A orientação para produção de texto. In: DIONISIO, ngela Paiva; BEZERRA, Maria Auxiliadora. O livro didático de Português: múltiplos olhares. Rio de Janeiro: Lucerna, 2001.

ROJO, Roxane. (org.) A Prática de Linguagem em sala de aula: praticando os PCNs. São Paulo: EDUC; Campinas, SP: Mercado de Letras, 2000.

SETUBAL, Maria Alice et all. Letra Viva: programa de leitura e escrita. Belo Horizonte: Formato Editorial, 1994.

Publicado

2019-09-26

Número

Sección

COMUNICAÇÃO

Cómo citar

REFLETINDO SOBRE O TRABALHO COM A LÍNGUA(GEM), NO CONTEXTO ESCOLAR. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 147–154, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4037.. Acesso em: 22 dec. 2024.