SEXUALIDADE INFANTIL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/21787476.2021.36.3963

Palavras-chave:

sexualidade infantil, formação de professores, educação sexual, Grounded Theory.

Resumo

Este artigo é um estudo sobre a sexualidade infantil desenvolvido a partir da metodologia Grounded Theory. O objetivo é apresentar a teorização da sexualidade infantil e como se encaminham à formação de professores para a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Os conteúdos principais do artigo são, em primeiro lugar, a investigação de doutorado em que foi realizada uma teorização sobre a sexualidade infantil; em segundo, a organização de propostas para a formação de professores na temática. As implicações da investigação são contribuições à educação sexual e à formação de professores, sobretudo, na consideração da sexualidade de crianças pequenas como aspecto de seu desenvolvimento “biopsicossexossocial”.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • CLAUDIONOR Renato da SILVA, Universidade Federal de Jataí - UFJ

    Doutor em Educação Escolar pela UNESP/FCLar. Pedagogo e Licenciado em Matemática. Docente do Curso de Pedagogia da UFJ (Universidade Federal de Jataí) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJ (PPGE/UFJ). Líder do NuEPFES (Núcleo de Estudos, Pesquisas e Formação em Educação Sexual).

  • Ana Claudia BORTOLOZZI, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" UNESP BAURU. Líder do GEPESEC

    Doutora em Educação Escolar, Psicóloga. Docente da Faculdade de Ciências de Bauru - UNESP. Curso de Psicologia e Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Departamento de Psicologia. Líder do GEPSEC (Grupo de Estudos e Pesquisas em Sexualidade, Educação e Cultura) na UNESP BAURU.

  • Lázara Christina Assis CABRAL, Universidade Federa de Jataí - UFJ.

    Graduanda em Pedagogia. Membra do NuEPFES - Núcleo de Estudos, Pesquisas e Formação em Educação Sexual. Pesquisadora de Iniciação Científica.

Referências

CIAFFONE, A. C. R. ; GESSER, M. Integração Saúde e Educação: contribuições da Psicologia para a Formação de Educadores de uma Creche em Sexualidade Infantil. Psicologia: ciência e profissão, v. 34, nº 3, jul./set., 2014. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-98932014000300774&script=sci_abstract&tlng=pt >. Acesso em: 04 maio 2021.

CERTEAU, M. de. A invenção do cotidiano 1: as artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1998.

CERTEAU, M. de. A invenção do cotidiano 2: morar, cozinhar. Petrópolis: Vozes, 1996.

CHARMAZ, K. A construção da teoria fundamentada: guia prático para análise qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

COSTA, T. Psicanálise com crianças. 3.ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

FREUD, S. Cinco lições de psicanálise, Leonardo da Vinci e outros trabalhos. (1910). Volume XI. Obras psicológicas completas de Sigmund Freud: edição standart brasileira. Rio de Janeiro: Imago, 1996 a.

FREUD, S. O mal-estar na civilização, Novas Conferências Introdutórias e outros textos. Obras Completas. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

FREUD, S. Totem e Tabu e outros trabalhos. (1913-1014). Volume XIII. Obras psicológicas completas de Sigmund Freud: edição Standart Brasileira. Rio de Janeiro: Imago, 1996 b.

FREUD, S. Um caso de histeria, Três ensaios sobre a teoria da sexualidade e outros trabalhos. Volume VII (1901-1905). Obras psicológicas completas de Sigmund Freud: edição standart brasileira. Rio de Janeiro: Imago, 1996 c.

LAJONQUIÈRE, L. de. Infância e ilusão (psico) pedagógica. Escritos de psicanálise e educação. 4.ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

MAIA, A.C. B.; SPAZIANI, R.B. Manifestações da sexualidade infantil: percepção de pais e professoras de crianças de 0 a 6 anos. Linhas, v.11, nº 01, pp. 68-84, 2010. Disponível em: < http://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/2017 >. Acesso em: 04 maio 2021.

MELO, S. M. M. O invólucro perfeito: paradigmas de corporeidade e formação de educadores. In: RIBEIRO, P.R.M. Sexualidade e educação: Aproximações necessárias. São Paulo: Arte e Ciência, 2004.

RIOS, A. M. F. M. Violência infantil: evidências em crimes sexuais contra crianças. 2014, 98f . Dissertação (Mestrado em Psicologia). Programa de Pós-graduação em Psicologia. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Porto Alegre (RS), 2014.

SILVA, C.R. Proposta teórico-interpretativa em sexualidade infantil: contribuição à educação sexual a partir da Grounded Theory. 2015. 341f. Tese (Doutorado em Educação Escolar). Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, FCLar, Araraquara (SP), 2015.

SILVA, C.R. Grounded Theory: a abordagem construtivista para pesquisas em Educação Sexual no Brasil. Goiânia (GO): Espaço Acadêmico, 2019.

SILVA, C.R. Oficina em Educação Sexual (ofSex): aspectos teórico-metodológicos e uma definição. Revista de Estudios y Experiencias en Educación, v. 19, n.º 40, agosto, 2020a, pp. 213-233. Disponível em: < https://scielo.conicyt.cl/pdf/rexe/v19n40/0718-5162-rexe-19-40-213.pdf >. Acesso em 04 de maio de 2021.

SILVA, C.R. Educação Sexual I: gnosiologia, CT&i, Alfabetização Científica. Goiânia: Espaço Acadêmico, 2020 b.

SILVA, D.R. Q. da. ; BERTUOL, B. Novos olhares para as pedagogias de gênero na educação infantil. Revista Contrapontos - Eletrônica, v. 14, nº 3, set./dez., p. 448-463, 2014. Disponível em: < https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/5019/pdf_46 >. Acesso em: 04 maio 2021.

Downloads

Publicado

2022-07-19

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

SEXUALIDADE INFANTIL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) NO BRASIL. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 36, n. 2, p. 39–63, 2022. DOI: 10.30681/21787476.2021.36.3963. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5477.. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 433

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.