SEXUALIDADE INFANTIL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/21787476.2021.36.3963

Palavras-chave:

sexualidade infantil, formação de professores, educação sexual, Grounded Theory.

Resumo

Este artigo é um estudo sobre a sexualidade infantil desenvolvido a partir da metodologia Grounded Theory. O objetivo é apresentar a teorização da sexualidade infantil e como se encaminham à formação de professores para a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Os conteúdos principais do artigo são, em primeiro lugar, a investigação de doutorado em que foi realizada uma teorização sobre a sexualidade infantil; em segundo, a organização de propostas para a formação de professores na temática. As implicações da investigação são contribuições à educação sexual e à formação de professores, sobretudo, na consideração da sexualidade de crianças pequenas como aspecto de seu desenvolvimento “biopsicossexossocial”.

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Biografia do Autor

CLAUDIONOR Renato da SILVA, Universidade Federal de Jataí - UFJ

Doutor em Educação Escolar pela UNESP/FCLar. Pedagogo e Licenciado em Matemática. Docente do Curso de Pedagogia da UFJ (Universidade Federal de Jataí) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJ (PPGE/UFJ). Líder do NuEPFES (Núcleo de Estudos, Pesquisas e Formação em Educação Sexual).

Ana Claudia BORTOLOZZI, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" UNESP BAURU. Líder do GEPESEC

Doutora em Educação Escolar, Psicóloga. Docente da Faculdade de Ciências de Bauru - UNESP. Curso de Psicologia e Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Departamento de Psicologia. Líder do GEPSEC (Grupo de Estudos e Pesquisas em Sexualidade, Educação e Cultura) na UNESP BAURU.

Lázara Christina Assis CABRAL, Universidade Federa de Jataí - UFJ.

Graduanda em Pedagogia. Membra do NuEPFES - Núcleo de Estudos, Pesquisas e Formação em Educação Sexual. Pesquisadora de Iniciação Científica.

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Publicado

2022-07-19

Como Citar

SILVA, CLAUDIONOR Renato da; BORTOLOZZI, Ana Claudia; CABRAL, Lázara Christina Assis. SEXUALIDADE INFANTIL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) NO BRASIL. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 36, n. 2, p. 39–63, 2022. DOI: 10.30681/21787476.2021.36.3963. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5477. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO