SEXUALIDADE INFANTIL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.30681/21787476.2021.36.3963Palavras-chave:
sexualidade infantil, formação de professores, educação sexual, Grounded Theory.Resumo
Este artigo é um estudo sobre a sexualidade infantil desenvolvido a partir da metodologia Grounded Theory. O objetivo é apresentar a teorização da sexualidade infantil e como se encaminham à formação de professores para a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Os conteúdos principais do artigo são, em primeiro lugar, a investigação de doutorado em que foi realizada uma teorização sobre a sexualidade infantil; em segundo, a organização de propostas para a formação de professores na temática. As implicações da investigação são contribuições à educação sexual e à formação de professores, sobretudo, na consideração da sexualidade de crianças pequenas como aspecto de seu desenvolvimento “biopsicossexossocial”.
Downloads
Referências
CIAFFONE, A. C. R. ; GESSER, M. Integração Saúde e Educação: contribuições da Psicologia para a Formação de Educadores de uma Creche em Sexualidade Infantil. Psicologia: ciência e profissão, v. 34, nº 3, jul./set., 2014. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-98932014000300774&script=sci_abstract&tlng=pt >. Acesso em: 04 maio 2021.
CERTEAU, M. de. A invenção do cotidiano 1: as artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1998.
CERTEAU, M. de. A invenção do cotidiano 2: morar, cozinhar. Petrópolis: Vozes, 1996.
CHARMAZ, K. A construção da teoria fundamentada: guia prático para análise qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.
COSTA, T. Psicanálise com crianças. 3.ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
FREUD, S. Cinco lições de psicanálise, Leonardo da Vinci e outros trabalhos. (1910). Volume XI. Obras psicológicas completas de Sigmund Freud: edição standart brasileira. Rio de Janeiro: Imago, 1996 a.
FREUD, S. O mal-estar na civilização, Novas Conferências Introdutórias e outros textos. Obras Completas. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
FREUD, S. Totem e Tabu e outros trabalhos. (1913-1014). Volume XIII. Obras psicológicas completas de Sigmund Freud: edição Standart Brasileira. Rio de Janeiro: Imago, 1996 b.
FREUD, S. Um caso de histeria, Três ensaios sobre a teoria da sexualidade e outros trabalhos. Volume VII (1901-1905). Obras psicológicas completas de Sigmund Freud: edição standart brasileira. Rio de Janeiro: Imago, 1996 c.
LAJONQUIÈRE, L. de. Infância e ilusão (psico) pedagógica. Escritos de psicanálise e educação. 4.ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
MAIA, A.C. B.; SPAZIANI, R.B. Manifestações da sexualidade infantil: percepção de pais e professoras de crianças de 0 a 6 anos. Linhas, v.11, nº 01, pp. 68-84, 2010. Disponível em: < http://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/2017 >. Acesso em: 04 maio 2021.
MELO, S. M. M. O invólucro perfeito: paradigmas de corporeidade e formação de educadores. In: RIBEIRO, P.R.M. Sexualidade e educação: Aproximações necessárias. São Paulo: Arte e Ciência, 2004.
RIOS, A. M. F. M. Violência infantil: evidências em crimes sexuais contra crianças. 2014, 98f . Dissertação (Mestrado em Psicologia). Programa de Pós-graduação em Psicologia. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Porto Alegre (RS), 2014.
SILVA, C.R. Proposta teórico-interpretativa em sexualidade infantil: contribuição à educação sexual a partir da Grounded Theory. 2015. 341f. Tese (Doutorado em Educação Escolar). Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, FCLar, Araraquara (SP), 2015.
SILVA, C.R. Grounded Theory: a abordagem construtivista para pesquisas em Educação Sexual no Brasil. Goiânia (GO): Espaço Acadêmico, 2019.
SILVA, C.R. Oficina em Educação Sexual (ofSex): aspectos teórico-metodológicos e uma definição. Revista de Estudios y Experiencias en Educación, v. 19, n.º 40, agosto, 2020a, pp. 213-233. Disponível em: < https://scielo.conicyt.cl/pdf/rexe/v19n40/0718-5162-rexe-19-40-213.pdf >. Acesso em 04 de maio de 2021.
SILVA, C.R. Educação Sexual I: gnosiologia, CT&i, Alfabetização Científica. Goiânia: Espaço Acadêmico, 2020 b.
SILVA, D.R. Q. da. ; BERTUOL, B. Novos olhares para as pedagogias de gênero na educação infantil. Revista Contrapontos - Eletrônica, v. 14, nº 3, set./dez., p. 448-463, 2014. Disponível em: < https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/5019/pdf_46 >. Acesso em: 04 maio 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 CLAUDIONOR Renato da SILVA, Ana Claudia BORTOLOZZI, Lázara Christina Assis CABRAL
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença CC-BY-NC
"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".