ENSINO MÉDIO E AS AÇÕES DE PERMANÊNCIAS NA UNIVERSIDADE: PESQUISAS EM MOVIMENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/21787476.2021.35.7190

Palavras-chave:

ensino médio, universidade, ingresso, permanência

Resumo

A relação entre o ensino médio e a universidade se constitui uma importante vertente a ser estudada na atual conjuntura, tendo em vista os processos que os estudantes perpassam até ingressarem na universidade. O objetivo desse artigo é identificar os debates e discussões, sobre as demandas do ensino médio e as ações de permanências instituídas nas universidades. O aporte teórico utiliza-se de referências que discutem ingresso, permanência, democratização, ensino médio, universidade e trajetória. Como procedimentos metodológicos utiliza-se a abordagem qualitativa, a partir de pesquisas bibliográficas em artigos, teses e dissertações. Assim, considera-se que a partir do percurso de mudanças nas políticas de acesso à educação superior, as pesquisas acadêmicas caminharam e desenvolveram análises para compreender tal mudanças e movimento, contribuindo com desvelamentos da realidade e fortalecimento das ações de permanência.

Biografia do Autor

Elizeth Gonzaga dos Santos Lima, - UNEMAT, Cáceres/MT, Brasil.

Doutora em Educação. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Curso de Pedagogia da UNEMAT. Cáceres, Mato Grosso – Brasil.

Jackeline Nascimento Noronha da Luz, UNIVAG, Cuiabá, MT

Doutora em Educação. Docente e Coordenadora do curso de Pedagogia – UNIVAG. Cuiabá, Mato Grosso – Brasil.

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Publicado

28/08/2021

Como Citar

Santos Lima, E. G. dos, & Luz, J. N. N. da. (2021). ENSINO MÉDIO E AS AÇÕES DE PERMANÊNCIAS NA UNIVERSIDADE: PESQUISAS EM MOVIMENTO. Revista Da Faculdade De Educação, 35(1), 71–90. https://doi.org/10.30681/21787476.2021.35.7190

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Seção

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