PRODUÇÃO DA BIBLIOTECA DIGITAL DO IBICT SOBRE INTERSECCIONALIDADE E SABERES DOCENTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/21787476.2021.35.249273

Palavras-chave:

Estado da arte, Educação para diversidade, Processo de ensino-aprendizagem, Saberes do docente

Resumo

Dialogar acerca do panorama da produção do conhecimento sobre o uso da interseccionalidade como parte dos saberes docente, nos bancos de dissertações e teses publicados na Biblioteca Digital do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), consolida-se foco do presente manuscrito. A abordagem do diálogo proposto centra-se nos estudos pós-críticos em educação por se propor relacionar diferenças e ato de ensinar. Utiliza-se, para isso, a pesquisa bibliográfica, especialmente o recurso do estado da arte, a partir da junção dos descritores: interseccionalidade e saberes docentes. Com estes dados, pretende-se levantar, tabular, periodizar e caracterizar as contribuições das dissertações e teses das áreas filtradas. Dos dados, conclui-se que são inovadores os diálogos da interseccionalidade como recurso metodológico promotor de práticas de ensino que reconheça as possibilidades de se alcançar contextos pedagógicos e curriculares preocupados com os direitos humanos, diferenças e a desconstrução de vias de subalternidades.

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Biografia do Autor

  • Fernando Guimarães Oliveira da Silva, UEMS,MS

    Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM, Sede). Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade de Paranaíba/MS. 

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Publicado

2021-08-28

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

PRODUÇÃO DA BIBLIOTECA DIGITAL DO IBICT SOBRE INTERSECCIONALIDADE E SABERES DOCENTES. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 35, n. 1, p. 249–273, 2021. DOI: 10.30681/21787476.2021.35.249273. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5768.. Acesso em: 22 dez. 2024.

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