Ensino remoto emergencial na rede básica de ensino do estado de Mato Grosso: conceitos, práticas e perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.30681/21787476.2022.38.3343Palavras-chave:
Ensino remoto emergencial, Educação básica, Docentes, Mato GrossoResumo
Este artigo reflete sobre o Ensino Remoto Emergencial (ERE) na rede básica de ensino do estado de Mato Grosso a partir das concepções e experiências vivenciadas pelos/as docentes. É uma pesquisa de campo, com abordagem quanti-qualitativa. Para gerarmos dados, aplicamos 01 questionário virtual, via google forms, a 26 professores/as. Com dados em mãos, produzimos uma análise das recorrências temáticas e lexicais que traduziram as concepções desses/as profissionais quanto ao ERE, e, também, suas experiências nesse processo. Averiguamos que os/as professores/as, majoritariamente, concebem o ERE como “complicado, enganação, desolador, regular, inoperante”; e só um número bem inferior o colocou como inovador, flexível, com potencial, interativo etc. Identificamos a problemática da falta de recursos tecnológicos para discentes e docentes, falta de formação e preparo para manuseio dos recursos, e falta de adesão dos alunos, o que aponta para a necessidade de políticas públicas que vislumbrem esse cenário emergente para a educação, durante e pós-pandemia.
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