Ensino remoto emergencial na rede básica de ensino do estado de Mato Grosso: conceitos, práticas e perspectivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/21787476.2022.38.3343

Palavras-chave:

Ensino remoto emergencial, Educação básica, Docentes, Mato Grosso

Resumo

Este artigo reflete sobre o Ensino Remoto Emergencial (ERE) na rede básica de ensino do estado de Mato Grosso a partir das concepções e experiências vivenciadas pelos/as docentes. É uma pesquisa de campo, com abordagem quanti-qualitativa. Para gerarmos dados, aplicamos 01 questionário virtual, via google forms, a 26 professores/as. Com dados em mãos, produzimos uma análise das recorrências temáticas e lexicais que traduziram as concepções desses/as profissionais quanto ao ERE, e, também, suas experiências nesse processo. Averiguamos que os/as professores/as, majoritariamente, concebem o ERE como “complicado, enganação, desolador, regular, inoperante”; e só um número bem inferior o colocou como inovador, flexível, com potencial, interativo etc. Identificamos a problemática da falta de recursos tecnológicos para discentes e docentes, falta de formação e preparo para manuseio dos recursos, e falta de adesão dos alunos, o que aponta para a necessidade de políticas públicas que vislumbrem esse cenário emergente para a educação, durante e pós-pandemia.

Downloads

Biografia do Autor

  • Natalia Lucas Mesquita, Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso

    Mestra em Geografia.

  • Joscemar Teixeira de Morais Júnior, Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso

    Mestre em Língua, Literatura e Interculturalidade.

Referências

ARAÚJO, A. C. de et al. A adesão dos alunos às atividades remotas durante a pandemia: realidades da educação física escola. Corpoconsciência, Cuiabá-MT, vol. 24, n. 2, p. 57-70, mai./ ago., 2020 ISSN 1517-6096 – ISSNe 2178-5945. Disponível em: < https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/10664 > Acesso em: 19 de ago. 2021.

ANDRADE, A. V. C. de; SILVA, S. L. R. da; BRINATTI, A. M. Ensino remoto emergencial [livro eletrônico] Ponta Grossa, PR: Ed. dos Autores, 2020. PDF. Disponível em: < http://www1.fisica.org.br/mnpef/sites/default/files/anexosnoticia/EnsinoRemotoEmergencial_SilvaAndradeBrinatti.pdf > Acesso em: 15 de ago. 2021.

BEHAR, P. O ensino remoto emergencial e a educação a distância. Artigo publicado em 06/07/20. UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Disponível em: < https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a-distancia/>. Acesso em: 20 de ago. de 2021.

DEWEY, J. How we think. Nova Iorque: Prometheus Books, 1991.

GIL, A. C.. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.

______. Métodos e técnicas de pesquisas social. São Paulo: Atlas, 1987.

GUIMARÃES, H. M. Concepções, crenças e conhecimento: afinidades e distinções essenciais. Instituto de Educação, Universidade de Lisboa. Quadrante, Vol. XIX, Nº 2, 2010. Disponível em: < http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/11019/1/ConcepCrenConhec_Quadrante_pp81102.pdf > Acesso em: 05 jul. 2017.

IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNAD. Rio de Janeiro: Diretoria de Pesquisas, 2018.

LALLANDE, A. Vocabullaire tecnique et critique de Philosophie. Paris: PUF, 1976.

LIMA, N. R. B. da S.; SILVA JÚNIOR, J. J. da; COUTINHO, D. J. G. Desafios diante da modalidade remota na prática docente frente à pandemia da covid-19. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação. Criciúma, v. 6.n.11, nov 2020. ISSN - 2675 – 3337. Disponível em: < https://www.periodicorease.pro.br/rease/article/view/212/118 > Acesso em: 15 de ago. 2021.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MOORE, M. G.; KEARSLEY, G. Educação a Distância: uma visão integrada. Tradução Roberto Galman. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

SANTOS, L. R. dos et al. O Ensino Remoto Emergencial na Perspectiva da Metacognição: Análise da Percepção de Alunos de um Curso Técnico em Enfermagem. EaD em Foco, v. 11, n. 2, e1260, 2021. Disponível em: < https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1260 > Acesso em: 17 de ago. 2021.

SILVA, M. J. S. da; SILVA, R. M. da. Educação e ensino remoto em tempos de pandemia: desafios e desencontros. CONEDU, 2020. Disponível em: < http://www.editorarealize.com.br/editora/ebooks/conedu/2020/ebook3/TRABALHO_EV140_MD7_SA100_ID1564_06092020174025.pdf > Acesso em: 20 de ago. 2021.

VALENTE, G. S. C. et al. O ensino remoto frente às exigências do contexto de pandemia: Reflexões sobre a prática docente. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, e843998153, 2020 (CC BY 4.0) | ISSN 2525-3409. Disponível em: < http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.8153> Acesso em: 20 de ago. 2021.

Downloads

Publicado

2023-04-17

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

LUCAS MESQUITA, Natalia; TEIXEIRA DE MORAIS JÚNIOR, Joscemar. Ensino remoto emergencial na rede básica de ensino do estado de Mato Grosso: conceitos, práticas e perspectivas. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 38, n. 2, p. 33–43, 2023. DOI: 10.30681/21787476.2022.38.3343. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/6079. Acesso em: 17 abr. 2025.