Articulações entre ensino de ciências e literatura: perspectivas à interdisciplinaridade e à formação leitora a partir da análise de gêneros textuais em livros juvenis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/21787476.2022.38.1532

Palavras-chave:

leitura, ciências, literatura, divulgação científica, ensino

Resumo

A associação entre literatura e ensino de Ciências pode contribuir para oportunidades de argumentação e tomada de decisões, com estratégias que possibilitem maior compreensão de assuntos científicos e para a formação de leitores. Nessa perspectiva, a presente pesquisa analisa obras literárias destinadas ao público juvenil, que tratam de temas relacionados ao universo científico, verificando possíveis articulações entre ensino de Ciências e literatura, a partir de um estudo sobre os gêneros textuais presentes nesses livros. A investigação é de caráter qualitativo, utilizando referenciais da pesquisa documental e da análise de conteúdo. Foi notada a presença de diferentes gêneros textuais como: diários, páginas de jornal, manchetes, quadrinhos, dentre outros, sendo possível constatar a possibilidade de acesso a distintos tipos de textos e linguagens, que, no contexto de sala de aula, podem fomentar a realização de trabalhos interdisciplinares e de proficiência de leitura, além de valorizar aspectos lúdicos no ensino de Ciências.

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Biografia do Autor

  • Glaziane Soares Alvarenga, Universidade Federal do Maranhão

    Licenciada em Física pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e em Letras pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

  • Carlos Erick Brito de Sousa, Universidade Federal do Maranhão

    Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Professor Adjunto do Departamento de Biologia e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

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Publicado

2023-04-17

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

ALVARENGA, Glaziane Soares; SOUSA, Carlos Erick Brito de. Articulações entre ensino de ciências e literatura: perspectivas à interdisciplinaridade e à formação leitora a partir da análise de gêneros textuais em livros juvenis. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 38, n. 2, p. 15–32, 2023. DOI: 10.30681/21787476.2022.38.1532. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/6133. Acesso em: 23 fev. 2025.