Articulações entre ensino de ciências e literatura: perspectivas à interdisciplinaridade e à formação leitora a partir da análise de gêneros textuais em livros juvenis
DOI:
https://doi.org/10.30681/21787476.2022.38.1532Palavras-chave:
leitura, ciências, literatura, divulgação científica, ensinoResumo
A associação entre literatura e ensino de Ciências pode contribuir para oportunidades de argumentação e tomada de decisões, com estratégias que possibilitem maior compreensão de assuntos científicos e para a formação de leitores. Nessa perspectiva, a presente pesquisa analisa obras literárias destinadas ao público juvenil, que tratam de temas relacionados ao universo científico, verificando possíveis articulações entre ensino de Ciências e literatura, a partir de um estudo sobre os gêneros textuais presentes nesses livros. A investigação é de caráter qualitativo, utilizando referenciais da pesquisa documental e da análise de conteúdo. Foi notada a presença de diferentes gêneros textuais como: diários, páginas de jornal, manchetes, quadrinhos, dentre outros, sendo possível constatar a possibilidade de acesso a distintos tipos de textos e linguagens, que, no contexto de sala de aula, podem fomentar a realização de trabalhos interdisciplinares e de proficiência de leitura, além de valorizar aspectos lúdicos no ensino de Ciências.
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