Fracasso escolar no ensino superior: o cotidiano de uma jovem com vivências de dificuldades acadêmicas
DOI:
https://doi.org/10.30681/21787476.2022.38.159175Palavras-chave:
Ensino superior, Cotidiano, Vivências, Dificuldades acadêmicasResumo
A partir da reorganização e ampliação do Ensino Superior brasileiro, sobretudo nas últimas décadas, as discussões acerca do denominado fracasso escolar têm sido ampliadas também para este nível de ensino. Objetivamos, a partir da Psicologia Histórico-cultural e das contribuições de Agnes Heller, analisar as relações entre o cotidiano universitário e a constituição das dificuldades acadêmicas a partir das vivências de uma estudante do Ensino Superior. Após os trâmites éticos, realizamos três diferentes momentos de diálogos, baseados em um roteiro de entrevista semiestruturada, que foram transcritas e analisadas. Observamos que a cotidianidade não é limitada aos aspectos acadêmicos, apesar dos diferentes processos desta articularem-se com tal formação. Depreendemos que é também a partir do cotidiano alienado, e com restritas possibilidades de sua superação, que são pavimentadas as condições para a formação das dificuldades acadêmicas vivenciadas pela estudante.
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