Fracasso escolar no ensino superior: o cotidiano de uma jovem com vivências de dificuldades acadêmicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/21787476.2022.38.159175

Palavras-chave:

Ensino superior, Cotidiano, Vivências, Dificuldades acadêmicas

Resumo

A partir da reorganização e ampliação do Ensino Superior brasileiro, sobretudo nas últimas décadas, as discussões acerca do denominado fracasso escolar têm sido ampliadas também para este nível de ensino. Objetivamos, a partir da Psicologia Histórico-cultural e das contribuições de Agnes Heller, analisar as relações entre o cotidiano universitário e a constituição das dificuldades acadêmicas a partir das vivências de uma estudante do Ensino Superior. Após os trâmites éticos, realizamos três diferentes momentos de diálogos, baseados em um roteiro de entrevista semiestruturada, que foram transcritas e analisadas. Observamos que a cotidianidade não é limitada aos aspectos acadêmicos, apesar dos diferentes processos desta articularem-se com tal formação. Depreendemos que é também a partir do cotidiano alienado, e com restritas possibilidades de sua superação, que são pavimentadas as condições para a formação das dificuldades acadêmicas vivenciadas pela estudante.

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Biografia do Autor

  • Camila Trindade, Universidade Estadual de Maringa

    Doutora em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente em Instituição
    Particular. Pato Branco, Paraná, Brasil. E-mail: trindadecami@gmail.com

  • Camila Turati Pessoa , Universidade Federal de Uberlândia

    Pós-Doutora em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente adjunta na
    Faculdade de Educação na Universidade Federal de Uberlândia (UFU/MG). Uberlândia, Minas
    Gerais, Brasil. E-mail: camila.pessoa@ufu.br ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0803-2472

  • Nilza Sanches Tessaro Leonardo , Universidade Estadual de Maringá (UEM). Maringá, Paraná

    Pós-Doutora pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professora Associada na
    Universidade Estadual de Maringá (UEM). Maringá, Paraná, Brasil. E-mail: nilza_sanches@yahoo.
    com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1692-9581

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Publicado

2023-04-17

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

TRINDADE, Camila; TURATI PESSOA , Camila; SANCHES TESSARO LEONARDO , Nilza. Fracasso escolar no ensino superior: o cotidiano de uma jovem com vivências de dificuldades acadêmicas. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 38, n. 2, p. 159–175, 2023. DOI: 10.30681/21787476.2022.38.159175. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/6316. Acesso em: 17 abr. 2025.