O uso reflexo de dossiês na história da educação: revelando estratégias de fortalecimento no campo científico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/21787476.2022.38.139157

Palavras-chave:

Dossiês, História da Educação, Periódicos Científicos

Resumo

A pesquisa considera o uso de dossiês um estratagema das revistas para ascenderem e se conservarem no campo científico. Por essa direção, o trabalho buscou demonstrar os movimentos que as revistas em Educação da região Centro-Oeste realizaram, sob o enfoque da linha investigatória da História da Educação, ancorada no estudo cientométrico. Neste prisma, a pesquisa mapeou 13 revistas vinculadas aos Programas de Pós-graduação em Educação disponíveis no sistema aberto, onde havia 09 periódicos cujos dossiês se enquadravam na perspectiva aqui proposta. Destes foram encontradas 20 temáticas para análise, recuperando 155 artigos com 222 autores diferentes, entre os quais somente 02 tiveram 03 contribuições frequentes. Quanto às palavras-chaves, foram coletadas 459 menções, cujo termo mais recorrente fora História da Educação, em um total de 21 incidências. Todavia, o estudo revelou que o campo de pesquisa da História da Educação ainda requer maturação devido à alta quantidade de pesquisadores que publicaram somente uma vez nos periódicos avaliados. A pesquisa ainda sinalizou vasta transitoriedade de termos que podem confirmar a perda da totalidade do objeto, mas também pode apontar novos rearranjos os quais o próprio campo de pesquisa propõe.

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Biografia do Autor

  • Susy Santos Pereira, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

    Doutoranda UFSCar em EducaçãoBibliotecária da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Paranaíba, MS, Brasil (UEMS)

  • Carlos Roberto Massao Hayashi, Universidade Federal de São Carlos

    Doutor em Educação, Docente da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

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Publicado

2023-04-17

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

SANTOS PEREIRA, Susy; MASSAO HAYASHI, Carlos Roberto. O uso reflexo de dossiês na história da educação: revelando estratégias de fortalecimento no campo científico: . Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 38, n. 2, p. 139–157, 2023. DOI: 10.30681/21787476.2022.38.139157. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/6360. Acesso em: 23 fev. 2025.