Inglês para os anos iniciais – uma semana de Halloween para as crianças
DOI:
https://doi.org/10.30681/faed.v40i.13264Palavras-chave:
Aprendizagem de LI, Halloween, Anos inciais do Ensino FundamentalResumo
Este artigo apresenta um relato de experiência do projeto “Semana do Halloween”, realizado com estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental em um município de Mato Grosso. O objetivo foi promover o aprendizado da língua inglesa por meio de atividades interativas e culturais relacionadas ao tema do Halloween. Os resultados indicaram que os alunos participaram ativamente, desenvolvendo atividades individuais e, principalmente, em equipe, de forma harmoniosa e com maior interesse pela língua inglesa. Apesar da resistência inicial de dois alunos, o projeto criou um espaço onde as crianças puderam se expressar oralmente, fisicamente e artisticamente, integrando suas participações com os colegas e a professora.
Downloads
Referências
CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F. M. Narrative Inquiry: Experience and Story in Qualitative Research. San Francisco: Jossey-Bass, 2000.
DONATO, R. Collective scaffolding in second language learning. In: LANTOLF, J. P.; APPEL, G. (Eds.). Vygotskian Approaches to Second Language Research. Norwood: Ablex Publishing, 1994. p. 33-56.
McCORMICK, D. E.; DONATO, R. Jointly constructed narrations: Learner’s emerging second language linguistic patterns. Modern Language Journal, v. 85, n. 2, p. 138-157, 2001.
OHTA, A. S. Second Language Acquisition Processes in the Classroom: Learning Japanese. Mahwah: Lawrence Erlbaum Associates, 2000.
VASSALLO, S. C.; TELLES, J. A. Diários de professores de línguas: identidades e reflexões. Campinas: Pontes Editores, 2008.
VYGOTSKY, L. S. Mind in Society: The Development of Higher Psychological Processes. Cambridge: Harvard University Press, 1978.
WOOD, D.; BRUNER, J. S.; ROSS, G. The role of tutoring in problem-solving. Journal of Child Psychology and Psychiatry, v. 17, n. 2, p. 89-100, 1976.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Letícia Adrielly Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença CC-BY-NC
"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".