NAÇÃO BRASIL: UMA VIAGEM EXPLORATÓRIA SOBRE OS DILEMAS DO BRASIL E DA EDUCAÇÃO
Palabras clave:
Brasil, Estado, Educação.Resumen
O presente artigo discute as diferentes perspectivas teóricas quanto à suposta dualidade no desenvolvimento do Brasil. Assume a posição indicada por Francisco Oliveira, de que a dualidade não se constitui em anomalia do capitalismo brasileiro. É, na verdade, funcional e complementar à reprodução econômica, um modo peculiar de capitalismo tropical. Uma síntese que mistura modernidade e atraso como partes de um mesmo processo. Essa aparente contradição marca também toda a trajetória do desenvolvimento da educação pública no país. A partir da independência de Portugal, as elites dirigentes elegem a educação como instrumento a serviço da construção do projeto de Nação. Deste ponto de vista, a educação escolar é vista como o amálgama necessário à identidade de uma nação ainda sem povo. Os rumos tomados pela escola não se distanciam daqueles tomados pela nação: um projeto ainda inacabado e desde o início marcado por profundas desigualdades.Descargas
Referencias
DURKHEIM , E. Educação e sociologia. São Paulo: Melhoramentos, 1978.
FERNANADES, Florestan. A revolução burguesa no Brasil. Ensaio de interpretação sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.
HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
LEITE, Vera Lúcia Marques. Escola única ou escola comum? Cuiabá: EdUFMT, 1998.
M ARTINS, José de Souza. O poder do atraso. Ensaios de sociologia da história lenta. São Paulo: HUCITEC, 1994.
MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. Manifesto do partido comunista. Petrópolis: Vozes, 1999.
NETO, Odorico Ferreira Cardoso. Dissensos no consenso. A democratização na escola pública em Mato Grosso.Cuiabá: EdUFMT, 2004.
NOSELLA, Paolo. A escola brasileira no final de século: um balanço, in: FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.). Educação e trabalho: perspectiva de final de século. Petrópolis: Vozes, 1998.
OLIVEIRA, Francisco. Crítica à razão dualista: o ornitorrinco. São Paulo: Boitempo, 2003.
SIQUEIRA, Elizabeth Madureira. Luzes e sombra. Modernidade e educação pública em Mato Grosso (1870-1889). Cuiabá: INPE/COMPED/EdUFMT, 2000.
TOCQUEVILLE, Alex de. A democracia na América. Leis e costumes. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Licença CC-BY-NC
"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".














