APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA COM ENFOQUE NO DESENVOLVIMENTO AUTÔNOMO DO ESTUDANTE
DOI:
https://doi.org/10.30681/2178-7476.2017.28.7597Keywords:
Ensino de Ciências, Análise Textual, Aprendizagem Significativa, AutonomiaAbstract
Neste trabalho apresentamos uma análise de produções científicas sobre ensino de Ciências, com foco na Aprendizagem Significativa, e com especial destaque no desenvolvimento autonomia, publicados em periódicos da área de Ensino de Ciências, no período de 2010 a 2014. Fizeram parte desta análise seis periódicos nacionais A1 e o banco de teses da CAPES. Para o desenvolvimento desta investigação tomamos a análise textual como metodologia geral para a coleta e análise de dados. Para a sistematização das informações foram destacadas três vertentes: a) A melhora na motivação dos estudantes frente ao conteúdo curricular. b) indícios de aprendizagem significativa com vistas a autonomia do estudante e c) formas de investigação. As análises realizadas permitiram a delimitação de um corpus de pesquisa, o qual constitui o ponto de partida para uma reflexão mais ampla e detalhada sobre o campo de investigação.Downloads
References
ELLWANGER, A. L. ; ALVES, M. A.; FAGAN, S. B. As implicações da Epistemologia de Popper no Ensino de Ciências. Vidya (Santa Maria. Online), v. 36, p. 15-27, 2016.
ARAUJO, I.; MAZUR, E. Instrução pelos colegas e ensino sob medida: uma proposta para o engajamento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem de Física. Caderno Brasileiro de ensino de Ciências,v. 30, n. 2: p. 362-384, ago. 2013. Disponível em: Acesso em: 16 jun. 2015.
AUSUBEL, D. The acquisition and retention of knowledge: A cognitive view. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 2000.
BELLUCCO, A.; CARVALHO, A.Uma proposta de sequência de ensino investigativa sobre quantidade de movimento, sua conservação e as leis de Newton. Caderno Brasileiro de ensino de Ciências. v. 31, n. 1, p. 30-59, abr. 2014. Disponível em: . Acesso em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2014v31n1p30>16 jun. 2015.
BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas. v. 32, n.1, p. 25-40 (2011). Disponível em: Acesso em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/10326/10999>. Acesso em: 16 jun. 2015.
CAMPOS, B.S.; FERNANDES, S.A.; RAGNI, A.C.P.B.; SOUZA, N.F.Física para crianças: abordando conceitos físicos a partir de situações-problema.Revista Brasileira de ensino de Física, v. 34, n. 1, 1402, 2012. Disponível em: http://www.sbfisica.org.br/rbef/pdf/341402.pdf.Acesso em: 17 jun. 2015.
CARLETTO, M.; PINHEIRO, N. Subsídios para uma prática pedagógica transformadora: contribuições do enfoque CTS.Investigações em Ensino de Ciências, v. 15, n. 3, p. 507- 525, 2010.Disponível em: ttp://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID247/v15_n3_a2010.pdf. Acesso em: 13 jun. 2015.
CARRETERO, M. Construtivismo e educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
CICUTO, C.; MENDES, B.; CORREIA, P.Nova abordagem para verificar como os alunos articulam diferentes materiais instrucionais utilizando mapas conceituais.Revista Brasileira de ensino de Física, v. 35, n. 3, 3402, 2013.Disponível em:http://www.sbfisica.org.br/rbef/pdf/353402.pdf. Acesso em: 17 jun. 2015.
COELHO, S.; TIMM, R.; SANTOS, J.Educar pela pesquisa: uma experiência investigativa no ensino e aprendizagem de Física.Caderno Brasileiro de ensino de Ciências,v. 27, n. 3: p. 549-567, dez. 2010. Disponível em: Acesso em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2010v27n3p549>17 jun. 2015.
CRUZ, J. M. O.. Processo de ensino-aprendizagem na sociedade da informação. Educação & Sociedade (Impresso), v. 29, p. 1023-1042, 2008. 2010. Dis- ponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v29n105/v29n105a05Acesso em: 25 jun. 2015.
CUSTÓDIO, J. F.; PIETROCOLA, M.; SOUZA CRUZ, F. F.Experiências emocionais de estudantes de graduação como motivação para se tornarem professores de Física.Caderno Brasileiro de ensino de Ciências,v. 30, n. 1: p. 25-57, abr. 2013. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/ 2175-7941.2013v30n1p25. Acesso em: 17 jun. 2015.
DARROZ, L.; SANTOS, F.Promovendo a aprendizagem significativa de conceitos básicos de astronomia na formação de professores em nível médio.Experiências em ensino de Ciências, v. 07, n. 2, 2012.Disponível em:http://if.ufmt. br/eenci/artigos/Artigo_ID178/v7_n2_a2012.pdf Acesso em: 17 jun. 2015.
FABRI, F.; SILVEIRA, R. O ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental sob a ótica CTS: uma proposta de trabalho diante dos artefatos tecnológicos que norteiam o cotidiano dos alunos.Investigações em Ensino de Ciências, v. 18, n. 1, p. 77- 105, 2013. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID321/v18_n1_ a2013.pdf. Acesso em: 10 jun. 2015.
GATTI, S.; NARDI, R.;SILVA, D. História da ciência no ensino de física: um estudo sobre o ensino de atração gravitacional desenvolvido com futuros professores.Investigações em Ensino de Ciências, v. 15, n. 1, p. 7- 59, 2010. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID227/v15_n1_ a2010.pdf. Acesso em: 13 jun. 2015.
HILGER, T.; GRIEBELER, A. Uma proposta de unidade de ensino potencialmente significativo utilizando mapas conceituais. Investigações em Ensino de Ciências, v. 18, n. 1, p. 199- 213, 2013. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/ ienci/artigos/Artigo_ID327/v18_n1_a2013.pdf. Acesso em: 01 jun. 2015.
ISKANDAR, J. I.; LEAL, M. R. Sobre positivismo e educação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 3, n.7, p. 89-94, set./dez. 2002. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/ view/4897/4855 Acesso em: 01 agos. 2015.
LANGHI, R.; NARDI, Roberto. Interpretando reflexões de futuros professores de física sobre sua prática profissional durante a formação inicial: a busca pela construção da autonomia docente.Investigações em Ensino de Ciências, v. 16, n. 3, p. 403- 424, 2011. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID269/v16_n3_ a2011.pdf . Acesso em: 12 jul. 2015.
MASSONI, N. Ensino de laboratório em uma disciplina de Física Básica voltada para cursos de Engenharias: análises e perspectivas. Caderno Brasileiro de ensino de Ciências,v. 31, n. 2, p. 258-288, ago. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2014v31n2p258. Acesso em: 16 jul. 2015.
MOREIRA, M. A. Unidades de Enseñanza Potencialmente Significativas – UEPS. Aprendizagem Significativa em Revista / Meaningful Learning Review, v.1, n.2, p. 43-63. 2011. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/asr/?go=arti- gos&idEdicao=2. Acesso em: 15 jul. 2015.
MOTA, R.; SCOTT, D. Educando para a Inovação e a Aprendizagem Independente. Rio de Janeiro. Elsevier, 178p. 2014.
OLIVEIRA, M.; COSTA, R.; SOTELO, D.; ROCHA FILHO, J.Práticas experimentais de física no contexto do ensino pela pesquisa: uma reflexão. Experiências em ensino de Ciências, v.5, n. 3, 2010.Disponível em: http://if.ufmt.br/eenci/arti- gos/Artigo_ID119/v5_n3_a2010.pdf. Acesso em: 17 agos. 2015.
PALLARES-BURKE, M. L. G. Entrevista com Zigmunt Bauman. Tempo soc., São Paulo, v. 16, n. 1, p. 301-325, Junho 2004. Disponível em: . <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20702004000100015> Acessado em 05 maio de 2017.
PEREIRA, M.; SOARES, V.; ANDRADE, V.Escrita como ferramenta indicativa das possíveis contribuições de uma atividade investigativa sobre temperatura para a aprendizagem.Experiências em ensino de Ciências, v.6, n. 3, 2011. Disponível em:. <http://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID164/v6_n3_a2011.pdf> Acesso em: 17 agos. 2015.
POPPER, K. R. Conjecturas e Refutações. Coimbra: Almedina, 1963. SANTOS, P. L. V. A. C.; GROSSI, A. Sociedade da informação: avanços e retrocessos no acesso e no uso da informação. Informação & Sociedade (UFPB. Impresso), v. 19, p. 45-55, 2009. Disponível em: http://www.periodicos.ufpb. br/ojs2/index.php/ies/article/view/1782/2687 Acesso em: 17 agos. 2015
TAUCEDA, K.; NUNES, V.; DEL PINO, J. C.A epistemologia/ metodologia do aluno pesquisador na educação em ciências. Experiências em ensino de Ciências, v.6, n. 3, 2011. Disponível em:http://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID165/v6_n3_a2011. pdf. Acesso em: 17 jun. 2015.
TAVARES, R. Aprendizagem significativa, codificação dual e objetos de aprendizagem. Revista Brasileira de Informática na Educação, v.18, n.2, 2010. Dis- ponível em: http://www.fisica.ufpb.br/~ROMERO/pdf/2010RBIERomero.pdf.
TEIXEIRA, E.; SILVA NETO, C.;FREIRE Jr, O.; GRECA, I. A construção de uma argumentação sobre a síntese newtoniana a partir de atividades em grupos. Investigações em Ensino de Ciências, v. 15, n. 1, p. 61- 95, 2010. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID229/v15_n1_a2010.pdf. Acesso em: 14 jun. 2015.
TOTI, F.; PIERSON, A. Elementos para uma aproximação entre a física no ensino médio e o cotidiano de trabalho de estudantes trabalhadores.Investigações em Ensino de Ciências, v. 15, n. 3, p. 527- 552, 2010.Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID248/v15_n3_a2010.pdf. Acesso em: 13 jun. 2015.
ZYGMUNT B.Modernidade líquida.Jorge Zahar Editor: Rio de Janeiro, 2001.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Licença CC-BY-NC
"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".














