APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA COM ENFOQUE NO DESENVOLVIMENTO AUTÔNOMO DO ESTUDANTE

Autores/as

  • Anderson Luiz Ellwanger
  • Marcos Alexandre Alves
  • Solange Binotto Fagan

DOI:

https://doi.org/10.30681/2178-7476.2017.28.7597

Palabras clave:

Ensino de Ciências, Análise Textual, Aprendizagem Significativa, Autonomia

Resumen

Neste trabalho apresentamos uma análise de produções científicas sobre ensino de Ciências, com foco na Aprendizagem Significativa, e com especial destaque no desenvolvimento autonomia, publicados em periódicos da área de Ensino de Ciências, no período de 2010 a 2014. Fizeram parte desta análise seis periódicos nacionais A1 e o banco de teses da CAPES. Para o desenvolvimento desta investigação tomamos a análise textual como metodologia geral para a coleta e análise de dados. Para a sistematização das informações foram destacadas três vertentes: a) A melhora na motivação dos estudantes frente ao conteúdo curricular. b) indícios de aprendizagem significativa com vistas a autonomia do estudante e c) formas de investigação. As análises realizadas permitiram a delimitação de um corpus de pesquisa, o qual constitui o ponto de partida para uma reflexão mais ampla e detalhada sobre o campo de investigação.

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ZYGMUNT B.Modernidade líquida.Jorge Zahar Editor: Rio de Janeiro, 2001.

Publicado

2019-09-27

Número

Sección

ARTIGO

Cómo citar

ELLWANGER, Anderson Luiz; ALVES, Marcos Alexandre; FAGAN, Solange Binotto. APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA COM ENFOQUE NO DESENVOLVIMENTO AUTÔNOMO DO ESTUDANTE. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 28, n. 2, p. 75–97, 2019. DOI: 10.30681/2178-7476.2017.28.7597. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3910. Acesso em: 24 dec. 2025.