DE PRINCESAS A SUPER-HERÓIS: A INFLUÊNCIA DOS PERSONAGENS NA ALIMENTAÇÃO E EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS

Authors

  • Eliane Dominico
  • Aliandra Cristina Mesomo Lira

DOI:

https://doi.org/10.30681/2178-7476.2017.28.113127

Keywords:

alimentação infantil, consumo, publicidade.

Abstract

O objetivo central desse texto é problematizar a relação entre mídia, consumo e alimentação infantil, buscando reconhecer quais as preferências das crianças e como essas orientam suas escolhas alimentares. A partir das reflexões de autores como Horn (2016), Schor (2009) e Baader (2013), dentre outros, fizemos uma coleta de dados por meio de entrevista-conversa com grupos de escolares, a partir de um roteiro semiestruturado. Observou-se que os produtos que as crianças querem comprar e consomem fazem parte do campo de desejos dos pequenos, construído principalmente pela associação entre o alimento e imagens de personagens conhecidos. Frente aos estudos teóricos e os resultados de pesquisa, ressaltamos a importância de refletir acerca da inconteste relação de consumo de alimentos pelas crianças e a articulação das grandes empresas de publicidade, do setor alimentício e do entretenimento.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ALESSI, V. M. Rodas de conversa: uma análise das vozes infantis.Curitiba: UFPR, 2014.

BAADER, C. Alimentação ou diversão? A publicidade contemporânea de alimentos infantis e suas possibilidades de sentidos para as práticas de consumo e hábitos alimentares das crianças. Dissertação de Mestrado, 352 p.Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação – Escola de Comunicação e Artes, 2013.

BRITO, I. M.C. A influência da publicidade na alimentação infantil. Fortaleza; Faculdade Católica do Ceará, 2009.

CAVALLINI, I.; TEDESCHI, M. A comida e suas linguagens. Pátio Educação Infantil, Porto Alegre, n.47, abril 2016. Disponível em: www.loja.grupoa.com. br/revista-patio. Acesso em: 30 nov. 2016.

DORNELLES, L. V. Infâncias que nos escapam. Da criança na rua à Criança cyber. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

FRANCO, A. De Caçador a Gourmet. São Paulo: editora Senac, 2004. FOUCAULT, M. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 2002.

GALINDO, D.; ASSOLINI, P. J.Eatertainment: a divertida publicidade que alimenta o público infantil. 2008. Anais do 11º Congresso Latino Americano de Investigadores de la comunicación, Cidade do México, 2008.

HALL, J. E. Tratado de Fisiologia Médica. 12. ed. Rio de Janeiro: Elsevier; 2011.

INSTITUTO ALANA. Projeto Criança e Consumo. Entrevistas: Transtornos Alimentares e Obesidade Infantil, 2009. Disponível em: http://criancaeconsu- mo.org.br/wp-content/uploads/2014/02/Crian%C3%A7a-e-Consumo-Entre- vistas-Vol-3.pdf. Acesso em: 30 nov. 2016.

HORN, M. da G. S. A ética e o cuidado com a alimentação na escola infantil. Pátio Educação Infantil, Porto Alegre, n.47, abril 2016. Disponível em: www. loja.grupoa.com.br/revista-patio. Acesso em: 30 nov. 2016.

KAUFMANN, J. C. A entrevista compreensiva: um guia para pesquisa de campo. Petrópolis/Maceió, Vozes/Edufal, 2013.

KRAMER, S. Autoria e autorização: questões éticas na pesquisa com crianças. Cadernos de pesquisa,São Paulo, n. 116, p. 41-59, julho 2002.

MARCONDES, E. de et al. Pediatria básica: pediatria Clínica Geral. tomo II- 9 ed. São Paulo: Sarvier, 2003.

MORENO, L. K. Televisão: a babá nossa de cada dia.Jornal da USP, São Paulo, p. 6, 9-15 mar. 1992.

PIOTTO, D. C.; FERREIRA, M. V.; PANTONI, R. V. “Comer, comer... comer, comer... é o melhor para poder crescer...”. In: ROSSETTI-FERREIRA, M. C. et al. (Orgs.). Os fazeres na educação infantil. São Paulo: Cortez, 2016. RENNER, Estela. Documentário Muito além do peso, 2012. Disponível em: ht- tps://www.google.com.br/search?q=muito+alem+do+peso&spell=1&sa=X&- ved=0ahUKEwj8xc_y2trWAhUJvZAKHevGACgQvwUIJCgA&biw=1366&- bih=637. Acesso em: 05 out. 2017.

RIBEIRO, J. Poesias de dar água na boca. Il. André Neves. São Paulo: Ave-Maria, 2006.

SCHOR, J. B. Nascidos para comprar: uma leitura essencial para orientarmos nossas crianças na era do consumismo. São Paulo: Gente, 2009.

TORRES, A.; FURUMOTO, R. A.; ALVES, E. D. A avaliação nutricional como estratégia para as ações de promoção à saúde no ambulatório de pediatria do Hub. Dissertação de Mestrado em Nutrição, Universidade de Brasília, 2006.

Published

2019-09-27

How to Cite

DOMINICO, Eliane; LIRA, Aliandra Cristina Mesomo. DE PRINCESAS A SUPER-HERÓIS: A INFLUÊNCIA DOS PERSONAGENS NA ALIMENTAÇÃO E EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 28, n. 2, p. 113–127, 2019. DOI: 10.30681/2178-7476.2017.28.113127. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3912. Acesso em: 6 mar. 2025.